Nome da Disciplina
HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA III
CÓDIGO
05000900
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Cenário Pós-Moderno: as linguagens artísticas como constituição e expressão da
contemporaneidade. Dança Pós-Moderna, Dança Contemporânea e outros conceitos.
Personagens da Dança Pós-Moderna/Contemporânea. A dança na Contemporaneidade
brasileira.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Apontar características da Dança Pós-Moderna/Contemporânea, considerando a
multiplicidade das linguagens artísticas e seus desdobramentos;
- Apresentar a constituição do cenário da formação da Dança Moderna/Contemporânea;
- Realização de práticas de ensino a partir do conhecimento construído na disciplina.

Conteúdo Programático

-Pós-Modernismo e Contemporaneidade nas Artes: definições e teorias;
-A dança Pós-Moderna/Contemporânea: origem, múltiplas possibilidades, ecletismo,
bricolagem e interdisciplinaridade;
- Valores da Cultura Oriental na Dança Pós-Moderna/Contemporânea;
- Pina Bausch: repetição e transformação;
- Dança como expressão da multiplicidade corporal, estética da liberdade, experimentação;
- Panorama da dança Pós-Moderna/Contemporânea no Brasil: precursores, coreógrafos e
grupos;
- Pensadores da Dança na contemporaneidade brasileira.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FARO, Antonio José. Pequena História da Dança. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: repetição e transformação. São Paulo: Hucitec, 2000. PORTINARI, Maribel. História da Dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2008. SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.

Bibliografia Complementar:

  • BAIOCCHI, Maura. Butoh: dança veredas d’alma. Editora Palas Athena. BANES, Sally. Greenwich Village1963: Avant-garde, performance e o corpo efervescente. Rio de Janeiro, Rocco, 1999. BAUMAN, Zygmunt. O Mal-Estar da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998 BOGÉA, Inês. Oito ou nove ensaios sobre o Grupo Corpo. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. GOLDBERG, RoseLee. A Arte da Performance: do Futurismo ao Presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006. GREINER, Christine. A dança Butô no ocidente, um pensamento em evolução. São Paulo: Escrituras, 1998. LYOTARD, Jean-François. O Pós-Moderno. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1986. TRAVI, Maria Tereza Furtado. Dança da mente: Pina Bausch e psicanálise. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA III Dança (Licenciatura)

Página gerada em 14/11/2019 17:16:22 (consulta levou 0.181061s)