Nome da Atividade
HISTÓRIA DA MÚSICA IV
CÓDIGO
05000933
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina pretende capacitar o aluno para compreender e refletir sobre aspectos estilísticos, históricos e musicológicos da produção musical ocidental dos séculos XX e XXI.

Objetivos

Objetivo Geral:


Analisar a produção musical do século XX até os dias de hoje, a partir da compreensão do contexto da sociedade e de seus produtores.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARRAUD, Henry. Para compreender as músicas de hoje. São Paulo: Perspectiva, Ed. da Universidade de São Paulo, 1975. BENNET, Roy. Uma breve história da música. (Cadernos de musica da Universidade de Cambridge) . Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986. BERIO, Luciano. Entrevista sobre a música contemporânea, realizada por Rossana Dalmonte. Editora Civilização Brasileira, 1981. BOUSSEUR, Dominique e BOUSSEUR, Jean Ives. Revoluções musicais: a música contemporânea depois de 1945. Trad. Maria José Bellino Machado. Lisboa: Ed. Caminho, 1990. (edição original em francês). GRIFITHS, Paul. A Música Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987. GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude. Historia de la musica occidental, 2 vol. Madrid : Alianza Editorial, 1990. GROVE DICTIONARY OF MUSIC editado por Stanley Sadie, versão concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1994. LOPEZ, Julio. La Música de la Modernidad. Barcelona : Anthropos, 1984. MASSIN, Jean e Brigitte. História da música ocidental. Trad. Angela Ramalho Viana, Carlos Sussekind, Maria Teresa Resende Costa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. MEDAGLIA, Júlio. Música impopular. São Paulo: Global, 1988. MENEZES FILHO, Florivaldo. Apoteose de Schoenberg: ensaio sobre os arquétipos da harmonia contemporânea. São Paulo: EDUSP, 1987. ________. Música Eletroacústica. São Paulo: EDUSP, 1996. MICHELS, Ulrich. Atlas de Música, 2 vol. Madrid : Alianza Editorial, 1992. MORAES, Jota J. Música da Modernidade: origens da música de nosso tempo. São Paulo : Ed. Brasiliense, 1983. PAZ, Juan Carlos. Introdução à música de nosso tempo. São Paulo : Livraria Duas Cidades, 1977. SALLES, Paulo de Tarso. Aberturas e impasses: o pós-modernismo na música e seus reflexos no Brasil 1970-1980.São Paulo: Editora UNESP, 2005. SOLEIL, Jean-Jacques et LELONG, Guy. As obras primas da música. São Paulo: Martins Fontes, 1992. STRAVINSKY, Igor , CRAFT, Robert. Conversas com Igor Stravinsky. São Paulo, Perspectiva, 1984. WEBERN, Anton. O caminho para a música nova.(

Bibliografia Complementar:

  • ADORNO, Theodor. Alban Berg: el maestro de la transición ínfima. Madrid: Alianza Música, 1990. _____. Filosofia da nova música . São Paulo: Perspectiva, 1989. CAGE, John. De segunda a um ano. São Paulo: Hucitec, 1985. DEBUSSY, Claude. Monsieur Croche e outros ensaios sobre música. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. DICIONÁRIO DE MÚSICA. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. MARTINS, José Eduardo. O som pianístico de Claude Debussy. São Paulo: Ed. Novas Metas, 1982. STOLBA, Keith Marie. The Development of Western Music- a History. Mc Graw Hill, 1994.

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