Nome da Disciplina
ESTÁGIO II
CÓDIGO
05000966
Carga Horária
150 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
5
CRÉDITOS
10
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Vivências de situações práticas de ensino de teatro no ensino médio e/ou técnico em escola de ensino regular. Elaboração de planos de ensino e relatório final.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver capacidade de reflexão crítica sobre o ensino de teatro no contexto escolar no ensino médio e/ou técnico, interrelacionada com elementos antropológicos, socioculturais e político-econômicos. Possibilitar conhecimentos e habilidades didático-pedagógicas necessárias para elaboração de planejamentos, formulação de objetivos e desenvolvimento das aulas. Discutir sobre os processos avaliativos e a utilização de recursos materiais no ensino de teatro na escola.

 

Objetivos Específicos:

Desenvolver capacidade de reflexão crítica sobre o ensino de
teatro no contexto escolar no ensino médio e/ou técnico, interrelacionada
com elementos antropológicos, socioculturais e
político-econômicos. Possibilitar conhecimentos e habilidades
didático-pedagógicas necessárias para elaboração de
planejamentos, formulação de objetivos e desenvolvimento das
aulas. Discutir sobre os processos avaliativos e a utilização de recursos materiais no ensino de teatro na escola.

Conteúdo Programático

Unidade1- Metas educacionais, planejamentos, objetivos, avaliações e recursos materiais.
Unidade 2- Propostas de intervenções, planos de curso e planos de aula.
Unidade 3- Acompanhamento de aulas de teatro nas escolas no ensino médio. Práticas pedagógicas supervisionadas.
Unidade 4- Avaliação das observações e intervenções na escola.
Unidade 5- Seminários temáticos sobre as práticas de ensino de teatro desenvolvidas durante o estágio.
Unidade 6 – Estudos sobre juventude(s) na contemporaneidade.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1993.
  • DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: HUCITEC, 2006.
  • FERREIRA, Taís; OLIVEIRA, Mariana. Artes Cênicas – Teoria e Prática no Ensino Fundamental e Médio. Porto Alegre: Mediação, 2017
  • FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo. Paz e Terra, 1986.
  • SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do professor. São Paulo. Perspectiva. 2001.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional: Lei nº 9.394. Brasília, 1996.
  • BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – Parte II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2000.
  • BRASIL/MEC. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
  • BRASIL/MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
  • SANTOS, Vera Lúcia Bertoni; SPRITZER, Mirna (orgs). Teatro com jovens e adultos – princípios e práticas. Porto Alegre: Mediação,2012.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2019 / 1 11 10 Teatro (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
FABIANE TEJADA DA SILVEIRA
Professor responsável pela turma

M2 2019 / 1 12 12 Teatro (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
ANDRISA KEMEL ZANELLA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO II Teatro (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 24/06/2019 19:00:22 (consulta levou 0.151216s)