Nome da Atividade
ESTÁGIO II
CÓDIGO
05000966
Carga Horária
150 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CRÉDITOS
10
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Vivências de situações práticas de ensino de teatro no ensino médio e/ou técnico em escola de ensino regular. Elaboração de planos de ensino e relatório final.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver capacidade de reflexão crítica sobre o ensino de teatro no contexto escolar no ensino médio e/ou técnico, interrelacionada com elementos antropológicos, socioculturais e político-econômicos. Possibilitar conhecimentos e habilidades didático-pedagógicas necessárias para elaboração de planejamentos, formulação de objetivos e desenvolvimento das aulas. Discutir sobre os processos avaliativos e a utilização de recursos materiais no ensino de teatro na escola.

Conteúdo Programático

Unidade1- Metas educacionais, planejamentos, objetivos, avaliações e recursos materiais.
Unidade 2- Propostas de intervenções, planos de curso e planos de aula.
Unidade 3- Acompanhamento de aulas de teatro nas escolas no ensino médio. Práticas pedagógicas supervisionadas.
Unidade 4- Avaliação das observações e intervenções na escola.
Unidade 5- Seminários temáticos sobre as práticas de ensino de teatro desenvolvidas durante o estágio.
Unidade 6 – Estudos sobre juventude(s) na contemporaneidade.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1993.
  • DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: HUCITEC, 2006.
  • FERREIRA, Taís; OLIVEIRA, Mariana. Artes Cênicas – Teoria e Prática no Ensino Fundamental e Médio. Porto Alegre: Mediação, 2017
  • FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo. Paz e Terra, 1986.
  • SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do professor. São Paulo. Perspectiva. 2001.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional: Lei nº 9.394. Brasília, 1996.
  • BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – Parte II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2000.
  • BRASIL/MEC. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
  • BRASIL/MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
  • SANTOS, Vera Lúcia Bertoni; SPRITZER, Mirna (orgs). Teatro com jovens e adultos – princípios e práticas. Porto Alegre: Mediação,2012.

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