Nome da Disciplina
METODOLOGIA E PRÁTICA DA PESQUISA
CÓDIGO
05000967
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Reflexões sobre arte e produção de conhecimento; Metodologias de pesquisa, normas e formatos de trabalhos acadêmicos; Desenvolvimento de tema de pesquisa; Realização de fundamentação bibliográfica; Elaboração de projeto de pesquisa para monografia (Trabalho de Conclusão de Curso).

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender a pesquisa como princípio científico e educativo. Debater a pesquisa qualitativa em educação e nas artes. Discutir e refletir sobre os pressupostos epistemológicos que norteiam a pesquisa social. Elaborar projeto de pesquisa para o TCC.

 

Objetivos Específicos:

Compreender a pesquisa como princípio científico e educativo.
Debater a pesquisa qualitativa em educação e nas artes.
Discutir e refletir sobre os pressupostos epistemológicos que
norteiam a pesquisa social.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1:
- O que é pesquisa acadêmica?
- Relações entre arte e ciência na produção de conhecimento;
- Pesquisa na universidade: tipos de produção, avaliação, formatos e normas;
- Elaboração de currículo Lattes.

UNIDADE 2:
- Leitura proveitosa;
- Fichamento;
- Resumo;
- Resenha e resenha crítica.

UNIDADE 3:
- Pré-projeto de pesquisa: formato, componentes, conteúdos;
- Problema de pesquisa, delineação de temas e construção de fundamentação teórica;
- Elaboração de pré-projeto para Trabalho de Conclusão de Curso;
- Seminários individuais de pesquisa e discussões dos pré-projetos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DIAS, Belidson. Preliminares: A/r/tografia como metodologia e pedagogia em Artes. In: CONFAEB 17, Florianópolis, 2008. Anais... Florianópolis: UDESC, 2008
  • GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002
  • GIUSTI, C.L.L.; GOMES, Z. M. F.; OLIVEIRA, A.A. de; ZIBETTI, C. D. D. Teses, dissertações, trabalhos acadêmicos: manual de normas da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: UFPel, 2006.
  • MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003
  • ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas: Autores Associados, 2001

Bibliografia Complementar:

  • COUTINHO, Denise; SANTOS, Eleonora C. da Motta. Epistemologias não-cartesianas na interface artes-humanidades. Repertório: Teatro & Dança, Salvador, n. 14, p. 65-73, 2010
  • DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013
  • ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1999
  • MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, 2004
  • SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2010
  • YIN, Robert. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 2 34 27 Teatro (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
GUSTAVO ANGELO DIAS
Professor responsável pela turma

Página gerada em 13/11/2019 07:59:52 (consulta levou 0.162697s)