Nome da Atividade
MONTAGEM TEATRAL II
CÓDIGO
05000971
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
8
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Montagem de peça teatral ou continuidade do processo da disciplina de Montagem Teatral I, sob orientação do professor, com apresentação pública do espetáculo.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Selecionar, madurar e definir a proposta cênica a ser montada;
- Orientar e coordenar montagem de peça teatral na condição de diretor/diretora e/ou ator/atriz;
- Aplicar os conhecimentos e experiências desenvolvidas ao longo do curso;
- Compreender, aprofundar e ampliar as possibilidades de direção e interpretação;
- Saber conduzir junto aos colegas (atores/atrizes/diretor/diretora/técnicos/produção/etc.) o processo e acabamento de montagem de peça teatral;
- Oferecer ao público universitário e à comunidade um conjunto de apresentações;
- Analisar e avaliar o processo e a apresentação da montagem

 

Objetivos Específicos:

- Selecionar, madurar e definir a proposta cênica a ser
montada;
- Orientar e coordenar montagem de peça teatral na condição
de diretor/diretora e/ou ator/atriz;
- Aplicar os conhecimentos e experiências desenvolvidas ao
longo do curso;
- Compreender, aprofundar e ampliar as possibilidades de
direção e interpretação;
- Saber conduzir junto aos colegas
(atores/atrizes/diretor/diretora/técnicos/produção/etc.) o
processo e acabamento de montagem de peça teatral;
- Oferecer ao público universitário e à comunidade um conjunto
de apresentações;
- Analisar e avaliar o processo e a apresentação da montagem.

Conteúdo Programático

- escolha de texto a ser montado ou continuidade da montagem anterior;
- aplicação dos conhecimentos e experiências desenvolvidas ao longo da Montagem Teatral I;
- estudo e análise
– opções estéticas
- distribuição de funções e ensaios;
- levantamento de necessidades técnicas e de produção;
- convocatória e apresentação para o público;
- relatório do processo, avaliação e análise final.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance – do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006
  • GROTOWSKI, J. & FLASZEN, L. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva/Sesc, 2007
  • LEHMANN Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007
  • PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea – Origens, Tendências, Perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
  • UBERSFELD, Anne. Ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005

Bibliografia Complementar:

  • BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. Campinas: Unicamp, 1995
  • BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Editora Livraria Ltda., 2009.
  • BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Rio de Janeiro: Vozes, 1970
  • BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
  • BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
  • BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Unicamp, 2001
  • COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989
  • DELGADO, Maria M. e HERITAGE, Paul, org. Diálogos no palco. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1999
  • GARCIA, Santiago. Teoria e prática do teatro. São Paulo: Hucitec, 1988
  • PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999
  • RYANGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996
  • UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005
  • WEKWERTH, M. Diálogo Sobre a encenação teatral. São Paulo: Hucitec, 1984

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