Nome da Atividade
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
CÓDIGO
12000153
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

no trabalho (NRs). Alimentos seguros; fontes de contaminações. Normatização e regulamentação de alimentos (Codex Alimentarius; MAPA; ANVISA e Sistema Nacional de Controle Sanitário de Alimentos). Código de Defesa do Consumidor. Elementos de controle das BPF. Introdução e princípios do plano APPCC. Agentes de limpeza e desinfecção; processos de higienização; avaliação da eficiência da desinfecção; segurança no processo de higienização.

Objetivos

Objetivo Geral:

1.10. Objetivo(s) geral (ais):

Compreender dos princípios fundamentais, práticas a serem adotadas e legislações específicas relacionados à higiene e segurança dos colaboradores e dos alimentos produzidos na indústria de alimentos. 1.11. Objetivo(s) específico(s):

Em relação à segurança dos colaboradores: - Reconhecer a importância dos aspectos gerais de autocuidado e segurança no trabalho bem como familiarizar-se com os programas, normas e legislações pertinentes. Em relação à segurança dos alimentos: - Compreender os conceitos básicos de higiene e segurança dos alimentos, reconhecer os perigos e suas fontes e familiarizar-se com a avaliação de riscos em alimentos. - Compreender a atuação e importância dos órgãos de normalização, regulamentação e inspeção de alimentos, incluindo o Sistema Nacional de Controle Sanitário de Alimentos, bem como o Código de Defesa do Consumidor. - Conhecer e compreender as principais legislações sobre higiene e segurança dos alimentos e familiarizar-se com o programa 5S e com as boas práticas de fabricação (BPF) e os respectivos elementos de controle, os procedimentos padrão de higiene operacional (PPHO) e os princípios do programa de análises de perigos e pontos críticos de controle (APPCC). - Compreender a composição química e os mecanismos físicos e químicos de ação dos principais grupos de agentes de limpeza e desinfecção. - Conhecer os principais processos de higienização (limpeza e desinfecção), os métodos de avaliação da eficiência de produtos e métodos de desinfecção e gerenciamento da segurança no processo de higienização aplicáveis à indústria de alimentos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDRADE, N. J.; MACEDO, J. A. B. Higienização na Indústria de Alimentos. São Paulo. Varela. 1996.182p.
  • http://www.mtps.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normasregulamentadoras
  • HIRATA, M. H.; MANCINI FILHO, J. Manual de Biossegurança. Barueri: Manole, 2002. 496p.
  • SANTOS, R. C. dos; CERQUEIRA, V. S. Manual para a aplicação das boas práticas agropecuárias e de fabricação na agroindústria. 2. ed. Porto Alegre: Emater, 2008. 183p

Bibliografia Complementar:

  • GERMANO, P. L. M, GERMANO, M.I.S. Higiene e Vigilância Sanitária de Alimentos. Manole: São Paulo, 2008.
  • HAZELWOOD, D. Manual de higiene para manipuladores de alimentos. São Paulo: Varela, 1995. 140p.
  • SILVA JUNIOR, E. A. da. Manual de controle higiênico-sanitário em serviços de alimentação. 6. ed. atual. São Paulo: Varela, 2010. 2012 625 p.
  • SOUZA, E.R., PARDI, H.S. Ciencia, higiene e tecnologia da carne. Goiania: UFG/CEGRAF; Niteroi: EDUFF, 1994. v.2
  • TEIXEIRA, Pedro; VALLE, Silvio (Org.). Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar . 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. 442p.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 12 10 Química de Alimentos (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
TATIANA VALESCA RODRIGUEZ ALICIEO
Professor responsável pela turma

Página gerada em 23/04/2024 03:19:03 (consulta levou 0.112571s)