Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
CÓDIGO
12000337
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
136
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
136
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Planejamento de atividades de ensino de Química. Metodologias para o ensino de Química. Docência compartilhada em química no ensino médio

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL:
Realizar estágio supervisionado em escola de Ensino Médio. Planejar, executar e avaliar intervenções didáticas em aulas de Química, sob orientação de professor da universidade e supervisão de professor da escola.

ESPECÍFICOS:
Planejar, executar e avaliar atividades de laboratório para alunos de Ensino Médio, sob a supervisão de professor da escola.
Participar das atividades didático-pedagógicas de determinada turma do Ensino Médio.
Realizar, sistematizar e analisar levantamento de idéias prévias dos alunos sobre assuntos a serem desenvolvidos durante o estágio de regência de classe.
Planejar e executar atividades didático-pedagógicas em determinada turma, sob a orientação de professor da escola.Planejar, em conjunto com o professor da escola e dos orientadores de estágio, as atividades para a regência de classe.
Propor discussões e reflexões sobre a responsabilidade da profissão docente com o desenvolvimento de aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais, destacando o respeito aos direitos humanos, à diversidade e à inclusão no processo de ensino.
Sistematizar, por escrito, as experiências vivenciadas na escola.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • SACRISTÁN, J Gimeno; GÓMES, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4 ed., Porto Alegre: Artmed, 1998.
  • MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2000.

Bibliografia Complementar:

  • SANTOS, Wildson L.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2010.
  • ALVAREZ-MENDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
  • LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth Fernandes de; ALVES, Maria Palmira Carlos (Org.). Cultura e política de currículo. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006
  • BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Brasília: MEC, 1996.
  • COSTA, Marisa Vorraber. A escola tem futuro? 2. ed. São Paulo: Lamparina, 2007.

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