Nome da Disciplina
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
CÓDIGO
22000095
Carga Horária
45 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A disciplina enfoca o conceito de tecnologia e as relações entre desenvolvimento tecnológico e social. A partir disso, reflete-se sobre a ação humana e os conhecimentos envolvidos no processo histórico das transformações tecnológicas, bem como a influência das tecnologias utilizadas no cotidiano. Também aborda-se a presença das diferentes tecnologias no meio acadêmico e profissional, enfocando o acesso aos artefatos tecnológicos e a sua utilização nos diferentes contextos sociais.

Objetivos

Objetivo Geral:

A disciplina será ministrada à distância, sendo que ocorrerão três encontros presenciais obrigatórios que serão organizados dentro da seguinte proposta: 1) o primeiro no início do semestre para apresentação da proposta da disciplina e do Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE; 2) o segundo será no meio do semestre para apresentação da proposta do projeto que será desenvolvido durante a segunda metade da disciplina; e 3) o terceiro será no encerramento da disciplina.

Conteúdo Programático

Conceito de Tecnologia. Relação Desenvolvimento Tecnológico e Desenvolvimento Social. Sociedade em Rede. Tecnologia da Informação e da Comunicação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
  • FONSECA, Antonio Angelo Martins da; O`NEILL, Maria Mônica. A Revolução Tecnológica e Informacional e o Renascimento das Redes. Revista de Geociências, Niterói, v. 2, n. 2, p. 26–35, jan./dez, 2001.
  • KLÜVER, Lars; EINSIEDEL, Edna F. Participação pública em Ciência e Tecnologia: influenciar nas decisões e, sobretudo, manter a sociedade informada e engajada. História, Ciência, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.12, n.2, maio/ago, 2005.
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
  • LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo: Editora 34, 1993.
  • OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Do mito da tecnologia ao paradigma tecnológico; a mediação tecnológica nas práticas didático-pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, Nº18, p. 101-107, Set/Out/Nov/Dez, 2001.
  • PELLANDA, Eduardo Campos. Comunicação móvel: das potencialidades aos usos e aplicações. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Natal, Set. 2008.
  • PELLANDA, Eduardo Campos. Mobilidade e personalização como agentes centrais no acesso individual das mídias digitais. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos, Ago./Set, 2007. Disponível em: www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1350-1.pdf
  • PREECE, Jennifer. et al. Design de Interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • SCHOR, Tatiana. Reflexões sobre a imbricação entre ciência, tecnologia e sociedade. Scientiae Studia. São Paulo, vol.5, n.3, p. 337-367, 2007. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ss/v5n3/a03v5n3.pdf
  • VILARINHO, Vilma da Silva; ALENCAR, Marlivan Moraes de. Celular: a potência da comunicação. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, Set., 2009. Disponível em: www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2654-1.pdf

Bibliografia Complementar:

  • Literatura sobre o tema em bases indexadas ISI (www.isiknowledge.com) Periódicos de relevância e base de patentes na área de materiais também podem ser encontrados em formato digital em www.periodicos.capes.gov.br Teses e dissertações acessadas no portal www.dominiopublico.gov.br

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE Engenharia de Materiais (Bacharelado)

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