Nome da Atividade
ELETROQÚIMICA E CORROSÃO
CÓDIGO
22000100
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3

Ementa

Contextualização e importância do conteúdo para o Engenheiro de Materiais. Fundamentos da Eletroquímica. Potencial da pilha. Série Galvânica. Corrosão. Taxas de Corrosão. Passividade. Efeitos do Ambiente. Formas de corrosão. Ambientes de corrosão. Prevenção da corrosão. Proteção catódica. Oxidação por atmosfera gasosa. Cinética da reação de oxidação da superfície metálica. Pilhas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais – Ao final do programa os alunos deverão ser capazes de fazer a contextualização histórica do conteúdo e discorrer sobre a importância do mesmo na formação do engenheiro de materiais. Enunciar conceitos fundamentais dos fenômenos da corrosão e da eletroquímica, sobretudo aqueles relacionados à transferência de elétrons. Discutir e discernir sobre a escolha dos materiais e meios mais adequados para evitar a corrosão e degradação dos materiais bem como solucionar problemas relacionados ao tema. Descrever diferentes tipos de pilhas e discorrer sobre a aplicação das mesmas. Ler artigos técnico-científicos contemporâneos sobre o tema e realizar crítica interpretativa dos mesmos.
Específicos – Descrever par galvânico, semipilha padrão e eletrodo de hidrogênio padrão. Calcular o potencial da pilha e escrever a direção espontânea da reação eletroquímica para dois metais puros, conectados eletricamente ou submersos em soluções de seus íons. Determinar taxa de oxidação de um metal. Descrever os tipos diferentes de polarização e especificar como controlam a taxa de reação. Descrever a natureza do processo das oito formas de corrosão por hidrogênio. Listar cinco medidas utilizadas com freqüência para prevenir a corrosão. Discorrer e propor soluções para passivação de metais em sistemas.

Conteúdo Programático

Corrosão de metais
1- Fundamentos de eletroquímica
2- Potenciais de eletrodo
3- Influência da concentração e da temperatura sobre o potencial da pilha
4- A série galvânica
5- Taxas de corrosão e polarização
6- Passividade
7- Efeitos do ambiente
8- Formas de corrosão
9- Ambientes de corrosão
10- Prevenção da corrosão
11- Oxidação por atmosfera gasosa
12- Pilhas
No decorrer do curso, em função de eventual necessidade de aprendizagem dos estudantes, poderão ser acrescentados novos tópicos a este conteúdo.
O processo de ensino e aprendizagem ocorrerá através de aulas expositivas interativas, nas quais os estudantes deverão ser participativos, acompanhando o desenvolvimento das idéias e conteúdos expostos, contribuindo para o raciocínio lógico. Como complementação deste processo os alunos deverão ler na bibliografia recomendada os textos indicados, bem como deverão ler, no mínimo, um artigo de revista indexada da área de eletroquímica e corrosão, para fins de análise crítica do mesmo. Ainda faz parte deste processo de aprendizagem a resolução de problemas indicados e a apreensão de conceitos inerentes ao conteúdo. Os meios pelos quais este processo ocorrerá poderá ser, além das aulas expositivas, através de atividades experimentais, atividades com auxílio de computador, seminários ministrados pelos estudantes e proposição de um projeto de pesquisa relacionado ao conteúdo da disciplina.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Callister, Jr., William D ,Ciência e Engenharia de materiais: Uma Introdução,LTC, Rio de Janeiro,2008 Gentil, Vicente,Corrosão,LTC, Rio de Janeiro,2007 Gemelli, Enori,Corrosão de Materiais Metálicos e sua Caracterização,LTC, Rio de Janeiro,2001 Não Disponível,Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado disponíveis na casa,UFSC,0 Null,Periódicos da Base de Dados da UFSC relativos ao conteúdo abordado na disciplina.,UFSC,2011 Kotz, John, C.; Treichel, Jr., Paul,,Química e Reações Químicas,LTC, Rio de Janeiro,2002

Bibliografia Complementar:

  • Literatura sobre o tema em bases indexadas ISI (www.isiknowledge.com) - Periódicos de relevância e base de patentes na área de materiais também podem ser encontrados em formato digital em www.periodicos.capes.gov.br - Teses e dissertações acessadas no portal www.dominiopublico.gov.br

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 15 0 Engenharia de Materiais (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
CESAR ANTONIO OROPESA AVELLANEDA
Professor responsável pela turma

Página gerada em 19/04/2024 17:56:14 (consulta levou 0.132790s)