Nome da Atividade
ANÁLISE INSTRUMENTAL APLICADA À ESA
CÓDIGO
15000072
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Preparação de amostras ambientais. Uso de espectrofotometria de UV/visível. Espectrofotometria de absorção atômica. Espectrofotometria de emissão atômica aplicadas a amostras ambientais em água, ar e solo. Métodos cromatográficos: cromatografia em fase gasosa, cromatografia planar, cromatografia em coluna, cromatografia líquida e gasosa, aplicados a amostras ambientais. Espectroscopia de Infravermelho aplicados a amostras ambientais. Interpretação dos resultados e emissão de laudos ambientais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais
A disciplina tem por objetivo que o aluno conheça: as principais metodologias aplicadas para a análise de amostras ambientais, conhecer os princípios, fundamentos, funcionamento, aplicações, vantagens e desvantagens das técnicas de análise instrumental.
Específicos
Conhecimento dos métodos para a detecção de poluentes ambientais em águas e solos; Conhecimento das formas de coleta e amostragem de solos e águas; Conhecimento prático do preparo de amostras para análises químicas; Conhecimento prático do funcionamento dos equipamentos; Elaboração de relatórios; Promover e incentivar a análise e discussão de resultados das análises entre os alunos.

Conteúdo Programático

Unidade 1: Análises químicas: Aparatos necessários e cálculos empregados em análises químicas. Etapas envolvidas nas análises químicas quantitativas. Validação dos métodos analíticos.
Unidade 2: Amostragem e Preparação de amostras ambientais: técnicas de amostragem e manuseio de solos e águas. Equipamentos envolvidos na amostragem. Cuidados na coleta, armazenamento e transporte das amostras. Preparo de amostras de laboratório. Técnicas de
extração de amostras líquidas e sólidas. Decomposição e dissolução da amostra.
Unidade 3: Técnicas cromatográficas: Princípios básicos de cromatografia, aspectos da história da cromatografia, classificações da cromatografia, termos técnicos. Princípios e funcionamento dos métodos, métodos de detecção, identificação e quantificação das
substâncias separadas e principais aplicações para as diferentes técnicas de cromatografia abordadas. Interpretação dos resultados.
Unidade 4: Espectrofotometria de UV/ Visível: princípios, fundamentos, equipamentos, componentes. Interpretação dos resultados.
Unidade 5: Espectrofotometria de absorção e emissão atômica aplicadas a amostras ambientais: princípios, fundamentos, equipamentos, componentes. Interpretação dos resultados.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SKOOG, D.A., WEST, D.M., HOLLER, F.J., CROUCH, S.R. Fundamentos de Química Analítica. 8ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
  • HOLLER, F. J., SKOOG, D.A., CROUCH, S.R. Princípios de Análise Instrumental. 6ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2009
  • HARRIS, D.C. Análise Química Quantitativa. 8ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2013

Bibliografia Complementar:

  • COLLINS, C.H., BRAGA, G.L., BONATO, P.S. Fundamentos de Cromatografia. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009
  • LEVIE, R. Principles of quantitative chemical analysis. New York: McGraw-Hill, 1997
  • Harris, D.C. Quantitative chemical analysis. 5. ed.New York : W. H. Freeman, 1997
  • OHLWEILER, O.A. Fundamentos de análise instrumental. Rio de Janeiro: 1981
  • VOGEL, A.I.. Análise química quantitativa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

Página gerada em 28/03/2024 10:54:42 (consulta levou 0.116535s)