Nome da Atividade
ROBÓTICA INDUSTRIAL
CÓDIGO
15000296
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Dispositivos de manipulação e robôs manipuladores. Componentes dos robôs manipuladores. Programação de robôs manipuladores. Aplicações de robôs na indústria. Avaliação de desempenho de robôs manipuladores. Cinemática e Dinâmica dos manipuladores. Geração de trajetórias para robôs manipuladores. Controle de robôs manipuladores.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
Proporcionar aos alunos conhecimentos teórico-práticos sobre os fundamentos da robótica.

Objetivos específicos:
Aproximar o aluno ao ambiente da robótica, permitindo assim, diferenciar as inúmeras classes de sistemas robóticos.
Propiciar condições aos alunos de reconhecerem e aplicarem as técnicas de modelagem, de programação, de dimensionamento e de sistemas controle nos robôs manipuladores.

Conteúdo Programático

Introdução à Robótica Industrial.
Robôs Manipuladores.
Controle de Robôs Manipuladores.
Projetos Práticos (Tópicos Diversos).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CRAIG., J. J., Introduction to robotics - mechanics and control, 3rd Edition, Prentice Hall, 2005.
  • SICILIANO, B.; SCIAVICCO, L.; VILLANI, L.; ORIOLO, G., Robotics - modelling, planning and control, 2nd Edition, Springer, 2009.
  • SPONG, M. W.; HUTCHINSON, S.; VIDYASAGAR, M., Robot modeling and control, John Wiley & Sons, 2005.

Bibliografia Complementar:

  • LEWIS, F. L.; DAWSON, D. M.; ABDALLAH, C. T., Robot manipulator control: theory and practice, 2nd Edition, CRC Press, 2003.
  • SCIAVICCO, L.; SICILIANO, B., Modelling and control of robot manipulators, 2nd Edition, Springer, 2000.
  • DORF, R. C.; BISHOP, R. H., Sistemas de controle modernos, 11ª Edição, LTC, 2009.
  • NISE, N. S., Engenharia de sistemas de controle, 5ª Edição, LTC, 2009.
  • OGATA, K., Engenharia de controle moderno, 4ª Edição, Prentice Hall, 2003.

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