Nome da Atividade
PERFILAGEM DE POÇO
CÓDIGO
15000502
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução à perfilagem de poços: perfilagem de exploração e perfilagem de produção. Métodos de perfilagem geofísica: elétricos, radioativos, acústicos e eletromagnéticos, entre outros. Ferramentas e técnicas de processamento. Interpretações de perfilagem em relação à presença de hidrocarbonetos, determinação de porosidade, indicadores de argilosidade, determinação da resistividade da água de formação (Rw), saturação de fluidos (Hc e água), reservatórios portadores de água doce, determinação de índices qualitativos de permeabilidade. Estudos de Cut-Off com dados de perfis e de testemunhos. Eletrofácies. Aplicações Estatísticas. Geologia de perfis.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais): aprender a executar, utilizar e interpretar os resultados produzidos pelas diversas ferramentas de perfilagem de poços.

Objetivo(s) específico(s): utilizar resultados obtidos em ferramentas de perfilagem elétricos, resistividade, radioativos, neutrônicos, acústicos, entre outras.

 

Objetivos Específicos:

utilizar resultados obtidos em ferramentas de perfilagem elétricos, resistividade, radioativos, neutrônicos, acústicos, entre outras

Conteúdo Programático

• Introdução à perfilagem: perfilagem de exploração e de produção. Propriedades das rochas reservatório e selantes. O ambiente de poço. Tipos de lama de perfuração. Ferramenta de Caliper.
• Perfilagem de potencial espontâneo: propriedades elétricas de rochas e minerais; metodologia do potencial espontâneo. Calculo de SP estático, identificação de supressão por hidrocarbonetos e determinação de volume de folhelho.
• Perfilagem de resistividade: equipamentos de resistividade não focados (perfis normais, perfis laterais, correções de poço). Equipamentos de resistividade focados (perfis laterais; perfis esféricos focados; correções de poço; fator geométrico). Interpretações utilizando perfis de resistividade: cálculo de parâmetros de reservatório; Lei de Archie; Saturação e mobilidade.
• Perfilagem de indução eletro-magnética: princípio das medidas por indução EM (teoria do fator geométrico; skin effect). Perfis de múltiplas bobinas (perfis convencionais, correções, exemplos). Perfil de propagação eletromagnética (propriedade dielétrica das rochas, perfil EDT).
• Perfilagem Elétricos não convencionais: dipmeter (cálculo de mergulho das camadas, apresentação dos resultados, interpretação). Perfis de imagem das formações (FMS/FMI, aquisição e processamento das imagens, interpretação e exemplos).
• Perfilagem de Raio Gama Natural: Radiotividade natural Ocorrência de isótopos naturais Detectores de raios gama total e gama espectral Interpretação. Determinação de volume de folhelho.
• Perfilagem de Raio Gama Induzido: princípio da interação de raio gama. Determinação da densidade das rochas. Determinação da absorção fotoelétrica. Perfilagem HLDT: interpretação.
• Perfilagem de Neutrônicos: fundamentos da interação de neutrons com a matéria. Espalhamento elástico e inelástico. Difusão e captura. Fontes de Neutrons. Detectores de Neutrons. Os perfis de porosidade neutrônica. Interpretação efeitos de gás, da matriz rochosa, da presença de argila e do poço.
• Perfilagem Acústica: propriedades elásticas das rochas e minerais. Parâmetros elásticos. Propagação de onda. Perfil sônico convencional. Cálculo do tempo de trânsito nas rochas. Perfil sônico dipolar.
• Princípio físico da perfilagem por Ressonância Magnética Nuclear (NMR) e aplicações.
• Geologia de perfis. Interpretação Integrada. Interpretações sedimentológicas. Eletrofácies. Cut-offs e determinação de gross-sand, net-sand, net-pay. Cálculo do volume de óleo e gás.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BASSIOUNI, Z. 1994. Theory, Measurement and Interpretation of the Well Logs.SPE Textbooks Series. Vol. 4. 372p.
  • DARLING. T. 2005. Well Logging and Formation Evaluation. Gulf Professional Publishing, Elsevier. 326 p.
  • ELLIS, D. V.; SINGER, J. M. 2008. Well Logging for Earth Scientist. Springer. 2nd Edition. 692p.
  • ASQUITH G. E KRYGOWSKI D. 2004. Basic Well Log analysis. 2ª Ed. AAPG Methods in Exploration Series N.16. AAPG, Tulsa, Oklahoma.

Bibliografia Complementar:

  • SERRA, O. 1984. Fundamentals of Well-Log Interpretation. Developments in Petroleum Science, 15A, Elsevier. 423 p.
  • SCHÖN, J.H., 2015. Physical properties of rocks: Fundamentals and principles of petrophysics (Vol. 65). Elsevier.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PERFILAGEM DE POÇO Engenharia de Petróleo (Bacharelado)

Página gerada em 25/01/2021 20:50:09 (consulta levou 0.177759s)