Nome da Atividade
LÍNGUA ESPANHOLA I
CÓDIGO
20000037
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Socializar-se. Dar e pedir informações pessoais. Dar e pedir instruções. Localizar. Fazer pedidos. Descrever pessoas, lugares e coisas. Fazer comparações. Expressar opinião. Justificar-se e justificar posições. Narrar ações cotidianas. Propor. Aceitar e recusar propostas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Propiciar ao aluno que desenvolva as habilidades comunicativas com autonomia.

Conteúdo Programático

Conteúdos Comunicativos
- Cumprimentar e despedir-se; apresentar-se e apresentar a outra pessoa; dar e pedir informações pessoais; falar sobre atividades profissionais e de estudo; fazer descrições físicas e psicológicas.
- Léxico básico para descrever uma rua, perguntar e informar sobre endereços e falar de distâncias e localizações; pedir e dar informações e instruções.
- Expressar ações habituais; falar sobre freqüência, data, hora; falar ao telefone.
- Expressar e perguntar sobre gostos pessoais e preferências; mostrar acordo e desacordo. Léxico básico de alimentação.
- Estabelecer comparações entre distâncias, quantidades e qualidade; estabelecer comparações entre relações de tempo (passado e presente); expressar graus de gostos e preferências.
Conteúdos Lingüísticos
- Pronomes pessoais. Verbos no presente do indicativo, regulares (ser, estar, estudiar, llamarse, hablar, aprender, vivir...); artigos determinados e indeterminados.Gênero e número de substantivos e adjetivos. Pronomes interrogativos (cómo, qué, dónde, cuál...). Cores. Números.
- Verbos: haber, seguir,ir+a+infinitivo. Contracciones (al/del). Meios de transporte. Pronomes possessivos átonos.
- Verbos no presente do indicativo, reflexivos e irregulares (poder, querer, volver, soler). Pronomes reflexivos. Uso de artigos com horas e dias da semana.
- Verbos no presente do indicativo (gustar, preferir, apetecer, parecer, encantar, odiar). Adverbios (si, no, muy, mucho, poco, más, menos, también, tampoco). Vocabulario sobre frutas, verduras, carnes e bebidas.
- Comparativos (tan.... como, más/menos... que, el/la más + adjetivo).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRUNO, Fátima Aparecida Teves Cabral & MENDOZA, Maria Angélica Costa Lacerda. Hacia el Español: Curso de Lengua y Cultura Hispánica. São Paulo: Editora Saraiva, 1999.
  • CERROLAZA, Matilde, CERROLAZA, Óscar & LLOVET, Begoña. Planet@. Madrid: Edelsa Didascalia. 1999.
  • DOMÍNGUEZ, Pablo, Bazo, Plácido & HERRERA, Juana. Actividades Comunicativas. Madrid: Edelsa, 1991.
  • GONZÁLEZ HERMOSO, Alfredo & et alii. Gramática de Español Lengua Extranjera: Curso Prático. Madrid: Edelsa Didascalia. 1995.
  • GONZÁLEZ HERMOSO, Alfredo & ROMERO DUEÑAS, Romero. Puesta a Punto. Madrid: Edelsa Didascalia, 1998.
  • GONZÁLEZ HERMOSO, Alfredo. Conjugar es Fácil en Españo: de España y de América. Madrid: Edelsa Didascalia.
  • MARCOS DE LA ROSA, Maria del Carmem & OBRA RODRÍGUEZ, Maria Rosario. Punto Final. Madrid: Edelsa Didascalia.
  • MARTÍN PERIS, Ernesto y SANS BAULENAS, Neus. Gente: Curso Comunicativo Basado en el Enfoque por Tareas. Barcelona: Difusión.
  • MIGUEL, Lourdes & SANS, Neus. Como Suena. Barcelona: Difusión. 1994.
  • MIGUEL, Lourdes & SANS, Neus. De Dos en Dos: Nivel Básico e Intermedio. Madrid: Difusión.
  • PALOMINO, M. Ángeles. Expresión Oral Dual: Pretextos para Hablar. Madrid: Edelsa Didascalia. 1998.
  • PREPARACIÓN DEL CERTIFICADO DE ESPAÑOL LENGUA EXTRANJERA – Niveles inicial, básico y superior. Madrid: Edelsa Didascalia, 1994.
  • VALMASEDA REGUEIRO, Miguel Angel. Orientaciones para la Enseñanza de la Promunciación en la Clase de Español como Lengua Extranjera.
  • Colección Complementos – Série Didática. Embajada de España en Brasil.

Página gerada em 21/11/2024 06:03:58 (consulta levou 0.118685s)