Nome da Atividade
LÍNGUA ESPANHOLA III
CÓDIGO
20000039
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Descrever pessoas e profissões. Expressar-se sobre estados de ânimo e físicos; Expressar sentimentos e relações humanas. Fazer comparações.
Objetivos
Objetivo Geral:
Propiciar ao aluno que desenvolva as habilidades comunicativas autonomamente.Conteúdo Programático
Conteúdos Comunicativos
- Descrever lugares, situações e pessoas. Projetar rotas e locais para desenvolver o turismo.
- Explicar as impressões de locais e passeios. Mostrar surpresa, interesse e valorizar algo, positiva ou negativamente.
- Falar de outras pessoas e da relação com elas: simpatias e antipatias. Falar dos sentimentos, explicar as impressões sobre os outros/as.
- Levantar hipóteses e dar opiniões.
- Explicar e justificar opiniões e projetos; valorizar experiências próprias e alheias; expressar oposição e contraste.
Conteúdos Lingüísticos
- Verbos no gerúndio e no futuro simples.
- Perífrases: estar+gerúndio; estar a punto de; ponersea + infinitivo; llevar + cantidad de tiempo + gerúndio.
- Verbos no presente do subjuntivo, formas regulares e irregulares. Usos do presente do subjuntivo em orações subordinadas substantivas.
- Orações subordinadas de opinião com indicativo e subjuntivo. Verbos nos pretéritos do subjuntivo.
- Diferenças de usos do modo indicativo e subjuntivo (orações temporais e condicionais); orações adversativas e concessivas; conectores de contraste, preposições (bajo, ante, según, trás, etc.).
- Descrever lugares, situações e pessoas. Projetar rotas e locais para desenvolver o turismo.
- Explicar as impressões de locais e passeios. Mostrar surpresa, interesse e valorizar algo, positiva ou negativamente.
- Falar de outras pessoas e da relação com elas: simpatias e antipatias. Falar dos sentimentos, explicar as impressões sobre os outros/as.
- Levantar hipóteses e dar opiniões.
- Explicar e justificar opiniões e projetos; valorizar experiências próprias e alheias; expressar oposição e contraste.
Conteúdos Lingüísticos
- Verbos no gerúndio e no futuro simples.
- Perífrases: estar+gerúndio; estar a punto de; ponersea + infinitivo; llevar + cantidad de tiempo + gerúndio.
- Verbos no presente do subjuntivo, formas regulares e irregulares. Usos do presente do subjuntivo em orações subordinadas substantivas.
- Orações subordinadas de opinião com indicativo e subjuntivo. Verbos nos pretéritos do subjuntivo.
- Diferenças de usos do modo indicativo e subjuntivo (orações temporais e condicionais); orações adversativas e concessivas; conectores de contraste, preposições (bajo, ante, según, trás, etc.).
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRUNO, Fátima Aparecida Teves Cabral & MENDOZA, Maria Angélica Costa Lacerda. Hacia el español: curso de lengua y cultura hispánica. São Paulo: Editora Saraiva, 1999.
- CERROLAZA, Matilde, CERROLAZA, Óscar & LLOVET, Begoña. Planet@. Madrid: EdelsaDidascalia. 1999. (libros 1,2 y 3).
- DOMÍNGUEZ, Pablo, Bazo, Plácido & HERRERA, Juana. Actividades comunicativas. Madrid: Edelsa, 1991.
- GONZÁLEZ HERMOSO, Alfredo & et alii. Gramática de español lengua extranjera: curso prático. Madrid: EdelsaDidascalia. 1995.
- GONZÁLEZ HERMOSO, Alfredo & ROMERO DUEÑAS, Romero. Puesta a punto. Madrid: EdelsaDidascalia, 1998.
- GONZÁLEZ HERMOSO, Alfredo. Conjugar es fácil en españo: de España y de América. Madrid: EdelsaDidascalia.
- MARCOS DE LA ROSA, Maria del Carmem & OBRA RODRÍGUEZ, Maria Rosario. Punto final. Madrid: EdelsaDidascalia.
- MARTÍN PERIS, Ernesto y SANS BAULENAS, Neus. Gente: curso comunitário basado en el enfoque por tareas. Barcelona: Difusión.
- MIGUEL, Lourdes & SANS, Neus. Como suena. Barcelona: Difusión. 1994.
- MIGUEL, Lourdes & SANS, Neus. De dos en dos: nivel básico e intermedio. Madrid: Difusión.
- PALOMINO, M. Ángeles. Expresión oral dual: pretextos para hablar. Madrid: Edelsa Didascalia. 1998.
- PREPARACIÓN DEL CERTIFICADO DE ESPAÑOL LENGUA EXTRANJERA – Niveles inicial, básico y superior. Madrid: Edelsa Didascalia, 1994.
- VALMASEDA REGUEIRO, Miguel Angel. Orientaciones para la enseñanza de la promunciación en la clase de español como lengua estranjera.
- Coleccíon Complementos – Série Didática. Embajada de España en Brasil.