Nome da Disciplina
LINGÜÍSTICA APLICADA ENSINO LÍNGUA INGLESA I
CÓDIGO
20000105
Carga Horária
75 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Formação teórico-crítica do professor de língua inglesa.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover leituras acerca de temas pertinentes ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, de forma a orientar a reflexão crítica acerca da prática pedagógica do professor de língua inglesa no contexto educacional brasileiro.

 

Objetivos Específicos:

Proceder à análise de material didático para o ensino da língua inglesa.

Conteúdo Programático

• Métodos, abordagens e técnicas de ensino de línguas estrangeiras, discutidos em processo diacrônico, da Gramática e Tradução ao Ensino Comunicativo;
• As diferentes teorias de língua e de aprendizagem, objetivos, programas, tipos de atividades, papéis dos aprendizes e dos materiais em cada método ou abordagem estudada;
• A teoria de aquisição de segunda língua de Stephen Krashen ;
• Competência Comunicativa e seus componentes linguístico, discursivo, sociolinguístico e estratégico;
• Papéis do professor e do aluno;
• Características e estratégias do bom aluno; estilos cognitivos de aprendizagem.
• Os princípios básicos da comunicação, dos aspectos afetivos, das regras, da prática e das estratégias no processo de ensino e aprendizagem de línguas;
• As línguas em contato em geral e na sala de aula de língua estrangeira.
• A interlíngua.
• Ensino dos conteúdos em língua inglesa: ensino da gramática, do léxico, da literatura, da cultura.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. São Paulo: Pontes, 1993.
  • ALMEIDA FILHO, J. C. P. O ensino de línguas no Brasil de 1978. E agora? Revista brasileira de lingüística aplicada. v. 1, n.1. p. 15-29, 2001.
  • ALMEIDA FILHO, J. C. P. Crise, transições e mudança no currículo de formação de professores de línguas. In: FORTKAMP, M. B. M.; TOMITCH, L. M. B. (orgs), Aspectos da lingüística aplicada. Florianópolis: Insular, p. 33-47, 2000.
  • BOHN, H. I. Lingüística aplicada e contexto brasileiro: reflexões e boa prática. In: MENEZES, V.; DUTRA, D. P.; MELLO, H. (orgs.) Anais do VI congresso brasileiro de lingüística aplicada. CD-Rom. ALAB, 2002.
  • ELLIS, R. Instructed second language acquisition. Blackwell, 2001.
  • KUMARAVADIVELU, B. Toward a postmethod pedagogy. TESOL Quarterly, 35, 4, p. 537-60, Winter, 2001.

Bibliografia Complementar:

  • BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. Prentice Hall Regents, 1994.
  • McCARTHY, Michael. Discourse analysis for language teachers. Cambridge University Press, 1991
  • RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. Approaches and methods in Language Teaching. Cambridge University Press, 2001.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
LINGÜÍSTICA APLICADA ENSINO LÍNGUA INGLESA I Letras - Português e Inglês (Licenciatura)

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