Nome da Atividade
ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA INSTRUMENTAL
CÓDIGO
20000134
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Prática docente da leitura em língua francesa: aspectos teóricos e aplicados.
Objetivos
Objetivo Geral:
Proceder a leituras selecionadas e reflexões críticas sobre o ensino de leitura para fins acadêmicos.Ministrar aulas de francês instrumental para a leitura.
Conteúdo Programático
Propósitos variados de leitura e diferentes formas de ler;
Diferentes tipos de habilidades/estratégias de leitura: “skimming”, “scanning”, leitura intensiva e leitura extensiva;
Micro-habilidades de leitura: reconhecimento de funções comunicativas de textos; reconhecimento de idéias principais de textos; identificação de detalhes específicos; distinção entre idéias principais e acessórias; reconhecimento da atitude do autor do texto em relação a determinado tópico e em relação ao leitor; inferência quanto a idéias e informações não explícitas; antecipação em relação ao conteúdo do texto e ao desenvolvimento do discurso; inferência em relação ao contexto do discurso com base em conhecimento de mundo; reconhecimento de vocabulário familiar; uso do contexto para a compreensão do sentido de vocabulário não-familiar; reconhecimento de palavras centrais e interpretação do sentido de certos padrões de ordem de palavras: reconhecimento de classes gramaticais de palavras (substantivos, verbos, etc.), sistemas (tempos verbais, concordância, pluralização, etc.), padrões sintáticos e formas elípticas; reconhecimento de elementos de coesão do discurso escrito e devidas funções nas relações inter e intra-sentenciais; interpretações baseadas em conhecimento de mundo e em referências culturais específicas.
Diferentes tipos de habilidades/estratégias de leitura: “skimming”, “scanning”, leitura intensiva e leitura extensiva;
Micro-habilidades de leitura: reconhecimento de funções comunicativas de textos; reconhecimento de idéias principais de textos; identificação de detalhes específicos; distinção entre idéias principais e acessórias; reconhecimento da atitude do autor do texto em relação a determinado tópico e em relação ao leitor; inferência quanto a idéias e informações não explícitas; antecipação em relação ao conteúdo do texto e ao desenvolvimento do discurso; inferência em relação ao contexto do discurso com base em conhecimento de mundo; reconhecimento de vocabulário familiar; uso do contexto para a compreensão do sentido de vocabulário não-familiar; reconhecimento de palavras centrais e interpretação do sentido de certos padrões de ordem de palavras: reconhecimento de classes gramaticais de palavras (substantivos, verbos, etc.), sistemas (tempos verbais, concordância, pluralização, etc.), padrões sintáticos e formas elípticas; reconhecimento de elementos de coesão do discurso escrito e devidas funções nas relações inter e intra-sentenciais; interpretações baseadas em conhecimento de mundo e em referências culturais específicas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GALÉRY, Eunice Dutra; MACHADO, Ida Lúcia. O jogo da leitura: Francês Instrumental. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2ª edição, 1996.
- JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
- MOIRAND, Sophie. Situations d’écrit. Paris: CLE International, 1979.
Bibliografia Complementar:
- BRUM-DE-PAULA, M.R. Ler em francês. Santa Maria: PPGL-UFSM editores, 2006.
- CORACINI, M.J.R.F. O Jogo Discursivo na Aula de Leitura Língua Materna e Língua Estrangeira. A Aula de Leitura: um Jogo de Ilusões. Campinas, SP: Pontes, 1995.
- KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. Campinas: Pontes, 2ª edição, 1992.
- Revue Le Français dans le Monde nº 192, avril 1985.
- VIGNER, Gérard. Lire: du texte au sens. Paris: CLE International, 1979.