Nome da Atividade
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA INSTRUMENTAL
CÓDIGO
20000135
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Prática docente da leitura em língua inglesa: aspectos teóricos e aplicados.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proceder a leituras selecionadas e reflexões críticas sobre o ensino de leitura para fins acadêmicos.

Conteúdo Programático

• Propósitos variados de leitura e diferentes formas de ler;
• Diferentes tipos de habilidades/estratégias de leitura: “skimming”, “scanning”, leitura intensiva e leitura extensiva;
• Micro-habilidades de leitura: reconhecimento de funções comunicativas de textos; reconhecimento de idéias principais de textos; identificação de detalhes específicos; distinção entre idéias principais e acessórias; reconhecimento da atitude do autor do texto em relação a determinado tópico e em relação ao leitor; inferência quanto a idéias e informações não explícitas; antecipação em relação ao conteúdo do texto e ao desenvolvimento do discurso; inferência em relação ao contexto do discurso com base em conhecimento de mundo; reconhecimento de vocabulário familiar; uso do contexto para a compreensão do sentido de vocabulário não-familiar; reconhecimento de palavras centrais e interpretação do sentido de certos padrões de ordem de palavras; reconhecimento de classes gramaticais de palavras (substantivos, verbos, etc.), sistemas (tempos verbais, concordância, pluralização, etc.), padrões sintáticos e formas elípticas; reconhecimento de elementos de coesão do discurso escrito e devidas funções nas relações inter e intra-sentenciais; interpretações baseadas em conhecimento de mundo e em referências culturais específicas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CORACINI, M.J.R.F. O jogo discursivo na aula de leitura língua materna e língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1995. GRABE, William. Reading in a second language – moving from theory to practice. Cambridge University Press, 2009. JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002. THORNBURY, Scott. Beyond the sentence – introducing discourse analysis. Macmillan, 2005. HUDSON, Thom. Teaching second language reading. Oxford Handbooks for Language Teachers. Oxford University Press, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • NUNAN, David. Reading: a discourse perspective. Language teaching methodology: a textbook for teachers. Phoenix ELT, 1995

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 2 20 4 Letras - Português e Inglês (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
FLAVIA MEDIANEIRA DE OLIVEIRA
Professor responsável pela turma

M2 2024 / 2 22 22 Letras - Português e Inglês (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
LETICIA BERNEIRA CARDOZO
Professor responsável pela turma

M99 2024 / 2 10 1 Letras - Português e Inglês (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SAB08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA INSTRUMENTAL Letras - Português e Inglês (Licenciatura)

Página gerada em 06/12/2024 16:38:53 (consulta levou 0.143601s)