Nome da Atividade
FONÉTICA E FONOLOGIA DA L. ALEMÃ
CÓDIGO
20000145
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Princípios de fonética e descrição fonológica da Língua Alemã. Estudo, observação e aplicação dos princípios básicos do ato de ouvir e de reproduzir oralmente.

Objetivos

Objetivo Geral:

Oferecer ao aluno condições que lhe permitam comunicar-se oralmente em Língua Alemã.
Oferecer ao aluno condições que lhe permitam:

a) desenvolver as capacidades de percepção e escuta em Língua Alemã;
b) adquirir os sons da Língua Alemã que inexistem em português, bem como aspectos prosódicos da língua-alvo;
c) analisar aspectos variados da fonologia e da fonética da Língua Alemã;
d) comparar os sistemas fonológicos do alemão e do português.

Conteúdo Programático

Características gerais da Língua Alemã;
Introdução, definição e classificação da fonética da Língua Alemã;
Os sinais fonéticos e seu valor: vogais, consoantes, semivogais (Alfabeto Fonético Internacional);
Transcrição fonética e prática de pronúncia (articulação dos sons);
Silabação; acento; elisão, ligação e encadeamento; entonação frasal e ritmo;
Comparação de aspectos fonéticos inexistentes na Língua Portuguesa.
Introdução e definição de fonologia; sistema vocálico e consonantal da Língua Alemã;
Formação de palavras compostas na Língua Alemã;
Oposição distintiva; pares mínimos; comutação; acento tônico;
Alofonia: distribuição complementar, variação livre; neutralização;
Estrutura silábica da Língua Alemã: distribuição de vogais e consoantes, sequencias e agrupamentos consonantais, ditongos;
Processos fonológicos; relação entre os sistemas oral e escrito;
A estrutura frasal e sua leitura na Língua Alemã; Variantes dialetais e regionais na Língua Alemã.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DIELING, Helga; HIRSCHFELD, Ursula. Phonetik lehren und lernen. (Fernstudieneinheit 21). München: Langenscheidt, Goethe Institut Inter Nationes, 2004.
  • DÖRNER, Anja et al. Übungskompendium zur segmentalen Phonologie: Transkriptionsaufgaben zur sicheren Anwendung des Internationalen Phonetischen Alphabets. Ergebnisse des Seminars „Phonologie“ im WS 2010/2011 Universität Hildesheim: Institut für deutsche Sprache und Literatur, 2011.
  • REINKE, Kerstin. Phonetiktrainer A1-B1: Aussichten. Kurs und Selbstmaterial mit 2 Audio-CDs. Stuttgart: Ernst Klett Sprachen, 2012

Bibliografia Complementar:

  • BUNK, Gerhard J. S. Phonetik aktuell. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2009.
  • CRISTÓFARO SILVA, Thaïs. Fonética e Fonologia do Português - Roteiro de Estudos e Guia de Exercícios (1a edição 1999/ 10a. edição 2010). 9. ed. São Paulo: Editora Contexto (Inclui áudio e Índice remissivo), 2010.
  • TROUVAIN, Jürgen; Brackhane, Fabian. eLAUT - eLearning Analytisches Hören und Transkribieren. Universität des Saarlandes, 2008. Disponível em http://www.coli.uni-saarland.de/elaut/Languages_Sites/sampaDeutsch.htm
  • OLIVEIRA, Jorge José; REINECKE, Katja. Como trabalhar fonética em sala de aula: da teoria à prática. In: Ruth Bohunovsky. (Org.). Ensinar Alemão no Brasil: Contextos e Conteúdos. Curitiba: Editora UFPR, 2011. p. 125-146.
  • WIESE, Richard. Phonetik und Phonologie. Paderborn: Wilhelm Fink, 2011.

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