Nome da Atividade
ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. INGLESA
CÓDIGO
20000156
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Atividades colaborativas em ambientes escolares das redes de ensino fundamental e médio e/ou atividades de pesquisa aplicada ou de campo de contextos escolares da rede pública dos ensinos fundamental ou médio.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover a inserção do professor de inglês e literatura em formação em contexto autêntico de ensino e aprendizado, visando a desenvolver a sua capacidade de interação com o professor em serviço, bem como de observação de aulas e reflexão crítica acerca da prática docente,de forma que demonstre condições de preparar e/ou adequar materiais didáticos para o nível observado.

Conteúdo Programático

Discussão crítica sobre as diferentes teorias de ensino de língua estrangeira.
Desenvolvimento do exercício de planejamento de aulas.
Discussão sobre a experiência docente.
Análise de diferentes materiais pedagógicos.
Elaboração de materiais pedagógicos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. São Paulo: Pontes, 1993. BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais, códigos e suas tecnologias. Língua estrangeira moderna.Brasília: MEC, 1999. BROWN, H.D. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. Prentice Hall Regents, 1994. ELLIS, R. Instructed Second Language Acquisition. Blackwell, 2001. GIMENEZ, T. et al. (orgs). Perspectivas educacionais e o ensino de inglês na escola pública. Pelotas: Educat,2005.

Bibliografia Complementar:

  • KUMARAVADIVELU,B. Toward a postmethod pedagogy. TESOL Quarterly, 25, n. 4, p. 537-60, 2001. KURTZ DOS SANTOS, S. C. A sala de aula de inglês como língua estrangeira: o ilimitável das limitações. In: W.J. Hammes e R. Vetromille-Castro. (org.) Transformando a sala de aula, transformando o mundo: ensino e pesquisa em língua estrangeira. Pelotas:EDUCAT, p. 35-66, 2001. LEFFA, V. J. (org.) O professor de línguas estrangeiras – construindo a profissão. Pelotas, Educat, 2006.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
P1 2021 / 1 35 27 Letras - Português e Inglês (Licenciatura)
GABRIELA BOHLMANN DUARTE
Professor Regente

FLAVIA MEDIANEIRA DE OLIVEIRA
Professor Regente

GISELE MEDINA NUNES
Professor Regente

LETICIA STANDER FARIAS
Professor Regente

EDUARDO MARKS DE MARQUES
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO I FUNDAMENTAL - L INGLESA E LIT Letras - Português e Inglês (Licenciatura)

Página gerada em 27/09/2021 07:19:07 (consulta levou 0.119929s)