Nome da Disciplina
JORNALISMO AMBIENTAL
CÓDIGO
20000185
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Compreensão do Conceito da Responsabilidade Social no Mundo e no Brasil; entendimento das diferenças entre Filantropia e Responsabilidade Social; análise do terceiro setor e panorama da responsabilidade social no Brasil; conhecimento do marketing social para aceitação das ideias sociais; reflexão sobre o desenvolvimento sustentável e a economia verde. Desenvolvimento de habilidades para elaboração de projetos sociais e práticas sustentáveis; A questão da sustentabilidade e o papel do Jornalismo Ambiental.

Objetivos

Objetivo Geral:

Preparar profissionais com senso crítico e reflexivo, capaz de atuar na gestão e divulgação de projetos de responsabilidade social empresarial, institucional e cultural e do desenvolvimento sustentável.

 

Objetivos Específicos:

-Entender as abordagens da responsabilidade social e sustentabilidade no cenário atual;
- Compreender as interfaces e diferenças entre terceiro setor e ações de responsabilidade social;
- Discutir a Responsabilidade social, capital social e cidadania numa economia globalizada;
- Identificar as terminologias apresentadas sobre Ética e Responsabilidade Social;
- Analisar as normas de certificações e sistemas de gestão para as normas de responsabilidade social;
- Conhecer os projetos sociais na esfera pública e privada;
- Avaliar o papel do jornalismo na cobertura ambiental;
- Discutir as estratégias de marketing social e o papel da mídia na assimilação social do consumo sustentável;
- Avaliar o impacto das ações sociais na imagem institucional das organizações;
- Mostrar casos reais de empresas nacionais e multinacionais que oferecem modelos de práticas sociais;
- Conhecer os temas relacionados ao Balanço Social em âmbito nacional e internacional; análise e avaliação dos modelos de balanço social nas organizações públicas e privadas;
- Despertar o interesse para a gestão de projetos sociais.

Conteúdo Programático

1.Histórico da Responsabilidade Social no Brasil e no mundo, conceitos e aplicações.
1.1Natureza da Responsabilidade Social; Terminologia da Responsabilidade Social; Diferença entre Responsabilidade Social x Filantropia.
2.Responsabilidade Social como fator competitivo; ética e responsabilidade social;
2.1Contradições e conflitos vigentes sobre Responsabilidade Social.
2.2 Aspectos legais; normas e certificações relacionadas à responsabilidade social.
3. Desenvolvimento Sustentável nos negócios;
3.1 Educação de Lideranças para a sustentabilidade;
4.Terceiro Setor e responsabilidade social, conceitos, aspectos legais, o papel e transparência do terceiro setor
5.O Papel da mídia na assimilação social do consumo sustentável.
5.1 Da Comunicação Sustentável à Sustentabilidade da Comunicação;
5.2 Jornalismo Ambiental e Jornalismo Sustentável;
6.Marketing Social- conceitos e aplicações.
7.Balanço Social- tipos, modelos, análises e avaliações do balanço social nas organizações públicas e privadas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA, Fernando. Desenvolvimento Sustentável -2012-2050. Visão, Rumos e Contradições. Rio de Janeiro:Elsevier,2012. ALBUQUERQUE, Antônio Carlos Carneiro. Terceiro setor: história e gestão de organizações. São Paulo: Summus, 2006. CAVALCANTI, Marli. Gestão social: estratégias e parcerias. São Paulo: Saraiva, 2006. FISCHER, Rosa Maria. O desafio da colaboração: práticas de responsabilidade social entre empresas e terceiro Setor. São Paulo: Editora Gente, 2002. GOLDSTEIN, Llana. Responsabilidade Social: das grandes corporações ao terceiro setor. São Paulo: Ática, 2007. GRAJEW, Oded. Negócios e Responsabilidade Social. In: O Dragão e a Borboleta: Sustentabilidade e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo: Axis Mundi, 2000. Pág 39-49. MANZIONE, Sydney. Marketing para o terceiro setor: guia prático para implantação de marketing em organizações filantrópicas. São Paulo: Novatec, 2006. MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, Cézar. Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial: a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed. 1999. ______. Gestão da Responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed. 2001. PASSOS, Elizete. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2006. RIBEIRO, Marislei da Silveira. A Responsabilidade Social como estratégia da atividade de relações públicas – um estudo de caso na Indústria de Calçados Azaléia – Parobé / RS. 2003. 126 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. ZENONE, Luis Cláudio. Marketing social. São Paulo: Thomson Learning, 2006. SAVITZ, Andrew W. A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
  • ALMEIDA, Fernando. Desenvolvimento Sustentável -2012-2050. Visão, Rumos e Contradições. Rio de Janeiro:Elsevier,2012. ALBUQUERQUE, Antônio Carlos Carneiro. Terceiro setor: história e gestão de organizações. São Paulo: Summus, 2006. CAVALCANTI, Marli. Gestão social: estratégias e parcerias. São Paulo: Saraiva, 2006. FISCHER, Rosa Maria. O desafio da colaboração: práticas de responsabilidade social entre empresas e terceiro Setor. São Paulo: Editora Gente, 2002. GOLDSTEIN, Llana. Responsabilidade Social: das grandes corporações ao terceiro setor. São Paulo: Ática, 2007. GRAJEW, Oded. Negócios e Responsabilidade Social. In: O Dragão e a Borboleta: Sustentabilidade e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo: Axis Mundi, 2000. Pág 39-49. MANZIONE, Sydney. Marketing para o terceiro setor: guia prático para implantação de marketing em organizações filantrópicas. São Paulo: Novatec, 2006. MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, Cézar. Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial: a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed. 1999. ______. Gestão da Responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed. 2001. PASSOS, Elizete. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2006. RIBEIRO, Marislei da Silveira. A Responsabilidade Social como estratégia da atividade de relações públicas – um estudo de caso na Indústria de Calçados Azaléia – Parobé / RS. 2003. 126 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. ZENONE, Luis Cláudio. Marketing social. São Paulo: Thomson Learning, 2006. SAVITZ, Andrew W. A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 2 30 13 Jornalismo (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
JORNALISMO AMBIENTAL Jornalismo (Bacharelado - Noturno)

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