Nome da Atividade
TÉCNICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
CÓDIGO
20000216
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Leitura e produção de textos, visando a desenvolver as competências de compreensão e produção de textos orais e escritos. Conhecimento e domínio de formas de comunicação e da estrutura da língua, tanto em aspectos gramaticais quanto discursivos

Objetivos

Objetivo Geral:

Oportunizar aos alunos o aperfeiçoamento da expressão linguística escrita, por meio da
leitura e da produção de textos de diversos tipos.
Identificar as estruturas formais e discursivas do texto;
Reconhecer elementos de estrutura argumentativa e construir argumentos bem elaborados;
Ver a linguagem como processo interativo, reconhecendo as variadas possibilidades de seu
uso e recursos em diferentes situações sociais;
Refletir sobre a noção de texto/discurso a partir da aquisição de conhecimentos básicos sobre
sua estrutura e sua organização;
Elaborar esquemas (Mapas Conceituais) como método de organização das idéias e facilitador
da produção textual.
Produzir alguns tipos de textos de essência informativa, de uso em situação acadêmica, tais
como resumo, resenha e artigo científico

Conteúdo Programático

 Texto e produção de sentido

 Modos de organização textual

 Leitura, análise e produção de textos organizados em diferentes estruturas: narrativa, descritiva, argumentativa, etc.

 Coesão e coerência

 Leitura, análise e produção de textos pertencentes a diferentes gêneros textuais levando-se em conta a sua funcionalidade

 Texto figurativo e texto temático

 Texto argumentativo e texto expositivo

 Estruturação de resumo e de resenha

 Identificação e reconhecimento da intertextualidade

 Aspectos normativos da língua

 Atividades epilinguísticas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FARACO, Carlos Alberto e TEZZA, Cristóvão. Práticas de texto para estudantes universitários. 13ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto. Leitura e 70 redação. 16ed. São Paulo: Ática, 2002. GUIMARÃES, Elisa. A articulação do texto. São Paulo: Ática, 1999. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 2ed. São Paulo: Contexto, 2007. MACHADO, Anna Rachel (coord.) et al. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz. Manual do candidato: Português. 2 ed. Brasília: FUNAG, 2001.

Bibliografia Complementar:

  • BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006. KOCH, Ingedore Vilaça. O texto e a construção dos sentidos. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2001. MARCUSCHI, Luís Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão, 2ed.São Paulo: Parábola, 2008. MARQUES, O.M. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Unijuí, 2001. SANTOS, L.W., RICHE, R.C. e TEIXEIRA, C. S. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2013. SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz. Lições de texto: leitura e redação. 2ed. São Paulo: Ática, 1997.

Página gerada em 23/04/2024 12:10:29 (consulta levou 0.146781s)