Nome da Disciplina
COMUNICAÇÃO E CULTURA
CÓDIGO
20000226
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Abordagem da comunicação como cultura, enfatizando as questões referentes às sociedades contemporâneas e suas relações com os processos midiáticos, nas transformações e/ou conservações sócio-culturais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender a comunicação na contemporaneidade e sua influência sobre a sociedade

 

Objetivos Específicos:

Identificar os processos comunicacionais na cultura contemporânea;
Analisar fenômenos verificados na comunicação contemporânea: inovações tecnológicas, história social dos meios de comunicação de massa, a publicidade e propaganda, inserção da comunicação visual e digital.

Conteúdo Programático

Unidade I – O processo de comunicação nas diferentes culturas.
Cultura e civilização.
A história do Homem Social.
Circulação da cultura e do conhecimento

Unidade II - Identidade e imaginário.
Imagem, sujeito e objeto.
A mídia como objeto de identidade contemporânea através da produção e circulação do discurso sobre o social, o cultural, o linguístico e o ideológico

Unidade III – Teorias da Recepção e Representação social
Teoria da Recepção.
América Latina e uma nova visão sobre a comunicação.
Representação, identidade, espaço e tempo.
Representação e transtextualidade.

Unidade IV – Linguagens e formatos da comunicação na atualidade.
Mídia, linguagem, discurso.
Comunicação e Globalização na sociedade digital

Unidade V - O espetáculo e a cultura contemporânea.
Espetacularização da cultura popular.
Ressignificações, novas práticas sociais, novos sistemas de comunicação.
Folkcomunicação

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
COMUNICAÇÃO E CULTURA Jornalismo (Bacharelado - Noturno)

Página gerada em 20/06/2019 10:42:23 (consulta levou 0.136785s)