Nome da Disciplina
LÍNGUA PORTUGUESA PARA O JORNALISMO
CÓDIGO
20000258
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4

Ementa

Leitura e produção de textos jornalísticos, visando a desenvolver habilidades de elaboração de textos orais e escritos. Estrutura da linguagem. A qualidade da linguagem escrita e falada para os profissionais do Jornalismo. Regras básicas para a correção de texto. Formas de comunicação. Barreiras na comunicação. Percepção e comunicações.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conscientizar o aluno da relevância do bom desempenho linguístico tanto no plano da aquisição de conhecimentos quanto no exercício profissional.

 

Objetivos Específicos:

Desenvolver no aluno habilidade para impedir as interferências do nível coloquial da linguagem nas situações de formalidade cada vez mais frequentes quer na sua vida acadêmica, quer na profissional.
Promover oportunidades de expressão oral, tendo em vista a clareza e a adequação do aluno na transmissão de suas ideias por meio da fala.
Familiarizar o aluno com o Gênero jornalístico.

Conteúdo Programático

Gêneros textuais (Carta de Leitor, Anúncio Publicitário, Artigo de Opinião)
Emprego das formas verbais;
Síntese de concordância e regência;
Coordenação e subordinação no discurso: valores semânticos das conjunções;
Pontuação
Seleção lexical (questões de precisão vocabular)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MACHADO, Anna Rachel. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Oficina de texto. Petrópolis: Vozes, 2003. FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Prática de texto. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • GARCIA, Othon. Comunicação em prosa moderna. 10 ed. Rio de janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1982. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto – leitura e redação. São Paulo: Ática, 2002. KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002. KOCH, Ingedore Villaça e Elias, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010. VIANA, Antônio Carlos M. et al. Roteiro de redação: lendo e argumentando. São Paulo: Scipione, 1999

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL I Jornalismo (Bacharelado - Noturno)

Página gerada em 17/11/2019 05:38:27 (consulta levou 0.166573s)