Nome da Disciplina
ASSESSORIA DE IMPRENSA
CÓDIGO
20000326
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

O desenvolvimento de práticas características da assessoria de imprensa. Influência dos veículos de comunicação na gestão das organizações. O jornalista trabalhando como fonte. Das assessorias de imprensa aos birôs de comunicação. Releases, house organs e outras ferramentas de assessoria de imprensa. Aspectos éticos da atividade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer e analisar os fundamentos históricos da legitimação das assessorias nas organizações.

 

Objetivos Específicos:

-Planejar estratégias de implantação de assessorias.
-Avaliar a relação organizacional e as culturas institucionais.
-Avaliar a relação assessor/assessorado bem como a relação fonte/jornalista/assessoria.
-Desenvolver conhecimento acerca dos media training
-Oportunizar a reflexão sobre o trabalho de Assessoria de Imprensa e de Comunicação
-Elaborar, construir e apresentar um projeto de Assessoria de Imprensa.

Conteúdo Programático

Unidade 1 - Surgimento
1.1. Cem anos de Assessoria de Imprensa e seu enfoque no Brasil- conceitos e funções da Assessoria de Imprensa
1.2. A legitimação das assessorias de comunicação nas organizações- o que o mercado busca de uma Assessoria;
1.3 Releases: a estrutura e suas etapas- A pirâmide invertida no jornalismo- lead
1.4. A notícia institucional, a imprensa e as organizações – Assessoria e Consultoria de Imprensa
1.5. Ferramentas e Instrumentos da Assessoria de Imprensa
1.6 Clipagem, Press Kits, Press list
1.7. A relação assessor de imprensa/relações públicas na comunicação social
1.8. O diálogo com a imprensa – um modelo a ser seguido

Unidade 2 – A imagem corporativa
2.1. Marketing, comunicação empresarial, comunicação institucional
2.2. Estratégias da comunicação corporativa
2.3. Ética e credibilidade dentro e fora das instituições ou empresas

Unidade 3 - Estudos técnicos
3.1. A implantação de uma assessoria de imprensa
3.2. Planejamento estratégico, produtos e serviços
3.3. Estudos de publicações internas: formato e produção
3.4. O retorno do trabalho realizado e enviado: uma avaliação necessária

Unidade 4 – Relacionamento – como base e estrutura
4.1. Assessor/jornalista
4.2. Assessor/assessorado
4.3. Fonte/jornalista
Unidade 5 – Os Media Training – como construir uma comunicação eficaz com a Imprensa e a Sociedade
5.1. Capacitação e formato
5.2. Entrevistas e Coletivas de Imprensa
5.3. Gerenciamento de Crises
5.4. Oficinas

Unidade 6 – Assessoria de Imprensa da era digital
6.1. Site, intranet, internet e informativos
6.2. Redes Sociais- Blogs, twiters, Facebook chat e teleconferência
6.3. A informação eletrônica

Unidade 7 - Organização e implantação dos house organs
7.1. Características
7.2. Etapas do planejamento editorial
7.3. Aspectos relevantes no contexto organizacional

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 1 60 57 Jornalismo (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ASSESSORIA DE IMPRENSA Jornalismo (Bacharelado - Noturno)

Página gerada em 15/06/2019 18:03:29 (consulta levou 0.130526s)