Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA TERAPIA OCUPACIONAL
CÓDIGO
07950066
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Esta disciplina enfatiza a compreensão do processo de constituição da profissão Terapia Ocupacional, de suas concepções metodológicas, metodologia e abordagens de trabalho, assim como seus campos de atuação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover o conhecimento sobre o instrumento básico de pesquisa e trabalho, a relação homem-atividade-mundo. Devendo compreender o conceito de atividade humana, seus diversos sistemas de classificação e métodos de análises, bem como o seu significado para o pleno desenvolvimento do homem.
Desenvolver o aprendizado da prática terapêutica ocupacional nos diversos contextos, ambientes e áreas de atuação profissional do terapeuta ocupacional. Desenvolver o aprendizado do aluno por meio da exposição do conteúdo teórico próprio da Terapia Ocupacional, estimulando o mesmo a desenvolver uma visão crítica e embasada.

Conteúdo Programático

Conceitos básicos de Terapia Ocupacional. Estrutura prática da Terapia Ocupacional: domínio e processo. Bases filosóficas e teóricas da prática. Estruturas de Referência da Terapia Ocupacional. Modelos e abordagens de Terapia Ocupacional. Avaliação em Terapia Ocupacional. Atividades humanas e Terapia Ocupacional. Ocupação e Terapia Ocupacional. Análise de atividade. Processo Terapêutico Ocupacional. Relação terapêutica (terapeuta ocupacional X paciente). Diferentes campos de atuação do terapeuta ocupacional. As especialidades em Terapia Ocupacional (legislação e aprovação). Terapia Ocupacional nas equipes Interdisciplinares.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HAGEDORN, Rosemary, Fundamentos da Prática em Terapia Ocupacional. São Paulo: Dynamis Editorial, 1999.
  • CAVALCANTI, Alessandra; GALVÃO, Cláudia. Terapia Ocupacional: fundamentação e prática. São Paulo: Guanabara Koogan, 2007.
  • AOTA. Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo - 3ª ed. traduzida. Rev. Terapia Ocupacional da USP. v. 26. 2015.

Bibliografia Complementar:

  • WILLARD & SPACKMAN. Terapia Ocupacional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
  • DE CARLO, M. e BARTALOTTI, C. (org) Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas. São Paulo, Plexus Editora, 2001.

Página gerada em 24/06/2021 06:06:44 (consulta levou 0.112124s)