Nome da Atividade
GESTÃO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
CÓDIGO
08970038
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Características da administração no setor de turismo (conceitos, classificação e perfil de empresas, profissionais empreendedores). Apresentação e elaboração do Plano de Negócios segundo aspectos mercadológicos, operacionais e financeiros.

Objetivos

Objetivo Geral:

Propiciar o conhecimento das estruturas administrativas empresariais, bem como oferecer oportunidades para a percepção de atividades administrativas voltadas a implantação de Empresas de Turismo.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – O empreendedor no Turismo
UNIDADE II – O Modelo de Plano de Negócios
UNIDADE III – Plano de Marketing
UNIDADE IV – Plano de Recursos
UNIDADE V – Plano econômico-financeiro

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LENZI, F.C.; KIESEL, M.D. O empreendedor de Visão. São Paulo: Atlas, 2009.
  • DEGEN, R.J. Empreender como Opção de Carreira. São Paulo: Pearson, 2009.
  • BERNARDI, L.A. Manual de Plano de Negócios: fundamentos, processos e estruturação. São Paulo, Atlas, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo - Transformando Ideias em Negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
  • DOLABELA, F. O Segredo de Luisa - uma Ideia, uma Paixão e um Plano de Negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999, 13.ed.
  • CHRISTENSEN, C.M. O Dilema da Inovação - quando novas tecnologias levam empresas ao fracasso. São Paulo: Makron Books, 2001.

Página gerada em 20/04/2024 10:48:21 (consulta levou 0.111330s)