Nome da Atividade
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS - STI
CÓDIGO
08970040
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

O turismo frente à modernização do mercado e à globalização da economia. A informática aplicada à administração de serviços turísticos. Sistemas de controles gerenciais no mercado turístico. A informação no turismo: serviços eletrônicos de reservas; food&beverage (bar eletrônico, vendas pela internet, virtual pubs). Serviços eletrônicos de reservas. Softwares mais utilizados na hotelaria, agências de viagens e outros segmentos do mercado turístico. A evolução da informática e as novas tecnologias.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver o conhecimento a respeito dos principais Sistemas de Informações Turísticas - SIT, suas funções e abrangência a fim de habilitar os discentes para sua aplicação e gestão em âmbito público e privado.

Conteúdo Programático

UNIDADE I - O SIT como uma ferramenta para o planejamento e gestão do desenvolvimento da atividade turística local e regional.
UNIDADE II - O SIT como um mecanismo capaz de desburocratizar, democratizar e facilitar o acesso à informação.
UNIDADE III - O SIT como instrumento de gestão do Poder Público e demais Instituições Gestoras.
UNIDADE IV - O SIT como instrumento de gestão da Iniciativa Privada.
UNIDADE V - O SIT como instrumento de integração para Turistas, Estudantes, Pesquisadores e Comunidade.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BISSOLI, Maria Ângela Marques Ambrizi. Planejamento Turístico Municipal com Suporte em Sistemas de Informação. São Paulo: [S. n.], 1999.
  • LAUDON, K.; LAUDON, J. Sistemas de Informações Gerenciais. São Paulo: Pearson, 2011.
  • REZENDE, D.A. Planejamento de Sistemas de Informação e Informática. São Paulo: Atlas, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • MATOSO, João Manuel Guerreiro. A informática na hotelaria e turismo. Lisboa: Plátano, [s.d.]
  • MAYO, Manuel; CASTELL, Álvaro. Turismo rural y alternativo en internet. Madrid: Anaya, 1998.
  • RIOS, Emerson. Sistemas de informação: um enfoque gerencial. São Paulo: Atlas, 1991.
  • CONNOR, Peter. Distribuição da informação eletrônica na indústria do turismo. São Paulo: Contexto, 2001.
  • MOLETTA, Vânia B. Florentino. Turismo: tendências e novas tecnologias. Porto Alegre: Sebrae, 2001. v. 3. (Série Produto Turístico)

Página gerada em 21/12/2024 14:03:25 (consulta levou 0.118395s)