Nome da Disciplina
EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
CÓDIGO
08970067
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Empreendedorismo: opção de carreira. Identificação de oportunidades, espírito de liderança e visão de futuro. Inovação e criatividade. Elaboração de plano de negócio.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir a inovação como elemento central da modernidade. Descrever e estimular, dentro das novas condições sociais e ambientais, o comportamento empreendedor e, por conseguinte, tratar do empreendedorismo como uma opção de carreira. Apresentar as peculiaridades do empreendedor brasileiro. Apresentar as etapas necessárias na construção de um novo negócio. Refletir criticamente acerca de um dos elementos centrais do comportamento empreendedor: a destruição criativa.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – MODERNIDADE E INOVAÇÃO
1.1 O que é modernidade?
1.2 Elementos formadores da modernidade
1.3 Empreendedorismo e inovação (origens e evolução)
1.4 Mudança e inovação;
1.5 Indivíduo, Sociedade e Empreendedorismo;
1.6 Características do empreendedor.

UNIDADE II – O EMPREENDEDORISMO E EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
2.1 Cultura nacional e as organizações brasileiras;
2.2 Empreendedorismo e subdesenvolvimento;
2.3 Modismos e inovações na gestão (a influência externa);
2.4 Perfil do empreendedor brasileiro.


UNIDADE III – DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE NEGÓCIOS
3.1 Análise ambiental e a descoberta de uma oportunidade;
3.2 Definição do negócio, da missão, da visão e dos objetivos
3.3 Definição do mercado e da estratégia (planejamento);
3.4 Estabelecimento do Mix de Marketing;
3.5 Avaliação da viabilidade;
3.6 Pré-requisitos necessários para iniciar um empreendimento;
3.7 Apresentação e preparação de um plano de negócios para viabilizar o empreendimento.
UNIDADE IV – REFLEXÕES CRÍTICAS
4.1 Destruição criadora e a sociedade;
4.2 O mito da escassez;;
4.3 Inovação e meio ambiente;
4.4 Consumo e distinção social
4.5 Repensando o papel do empreendedor.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO Química (Bacharelado)

Página gerada em 20/06/2019 06:37:46 (consulta levou 0.144802s)