Nome da Disciplina
MARKETING NO SETOR PÚBLICO
CÓDIGO
08970114
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Evolução do conceito de marketing. Ambiente de marketing: micro e macroambiente. Pesquisa de mercado. O papel do marketing na sociedade. A ética no marketing. A relação entre o planejamento estratégico e o papel do marketing. Desenvolvimento de estratégias de marketing no setor público.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar aos alunos uma visão geral de marketing, sua evolução, seus conceitos fundamentais e sua utilidade na gestão pública.

 

Objetivos Específicos:

Apresentar aos alunos uma visão geral de marketing, sua evolução, seus conceitos fundamentais e sua utilidade na gestão pública.

Conteúdo Programático

Unidade I – Evolução do conceito e da natureza do marketing e o seu ambiente.
1.1 Definição de marketing (1º conceito e conceitos atuais).
1.2 Administração de marketing.
1.3 As gerações do marketing.
1.4 Filosofias de administração de marketing.
1.5 Desafios do marketing no novo e conectado milênio.

Unidade II – Aplicação de ferramentas de marketing no setor público
2.1 Desenvolvimento e aperfeiçoamento de “produtos” (serviços e programas populares)
2.2 Estabelecimento de preços motivadores para os serviços públicos
2.3 Otimização de canais de distribuição dos serviços públicos
2.4 Criação de identidade de marca para os programas/serviços públicos
2.5 Criação de marca-cidade e marca-lugar
2.6 Comunicação eficaz com públicos-chave
2.7 A melhoria dos serviços e a satisfação dos cidadãos como clientes do serviço público

Unidade III – Ética e Responsabilidade Social
3.1 O marketing social e a formação de novos hábitos
3.2 A responsabilidade social dos órgãos públicos
3.3 Marketing do setor público versus marketing político: o conflito entre o interesse público e o interesse dos agentes políticos
3.4 A formação de parcerias estratégicas com a iniciativa privada

Unidade IV – Gerenciamento do Processo de Marketing
4.1 Monitoramento do desempenho e da satisfação dos cidadãos com os serviços públicos: o que medir e para quem
4.2 Pesquisas de marketing para determinação de necessidades e desenvolvimento de novos serviços públicos
4.4 Planejamento de marketing no setor público

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • KOTLER, Philip e LEE, Nancy. “Marketing no Setor Público”. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • KOTLER, Philip e KELLER, Kevin Lane “Administração de Marketing”. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2005.
  • CHURCHILL, Gilbert A., Jr. e Peter, Paul J. “Marketing: criando valor para os clientes”. 2. ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2005.
  • KOTLER, Philip. e ARMSTRONG, Gary. “Princípios de Marketing”. 7. ed. Rio de Janeiro: Prentice – Hall do Brasil, 1998.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 2 55 38 Gestão Pública (Tecnológico)
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
CAROLINE CASALI
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MARKETING NO SETOR PÚBLICO Gestão Pública (Tecnológico)

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