Nome da Atividade
SEMINÁRIO DE ARQUEOLOGIA III
CÓDIGO
10910086
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Os sítios arqueológicos costeiros relacionados às populações pescadoras coletoras dos sambaquis serão abordados em seu contexto continental. Há uma série de adaptações costeiras nos diferentes ambientes de insersão que compõem os contornos das três Américas e, recentemente, as principais discussões sobre o povoamento americano trouxeram estes sítios para o cerne da pesquisa arqueológica. É necessário situar a arqueologia dos sambaquis do Brasil Meridional neste cenário, avaliando o papel dos sítios na rota de dispersão das populações indígenas pretéritas, bem como os diferentes contextos culturais associados aos sítios regionalmente, dando lugar a estudos detalhados em nível local no intuito de formar um mapa claro das transformações das estratégia adaptativas e escolhas culturais materializadas no conteúdo dos sítios.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Discussão crítica da história da arqueologia brasileira;
- Contraposição entre os distintos modelos para a ocupação pré-histórica da América e, posteriormente do Brasil focando sempre nas rotas costeiras e a importância dos sítios concheiros e sambaquis como unidade de análise;
- Valorização do patrimônio arqueológico pré-histórico

Conteúdo Programático

A combinar.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CALLIPO, F. Os sambaquis submersos de Cananéia: um estudo de caso de arqueologia subaquática. São Paulo, 2004, 138 p. Dissertação (Mestrado em Arqueologia). Programa de Pós-graduação em Arqueologia, Universidade de São Paulo.
  • DEBLASIS, P. A.; KNEIP, A.; SCHEEL-YBERT, R. et al. Sambaquis e paisagem: dinâmica natural e arqueologia regional no litoral sul do Brasil. Arqueología Suramericana, v. 3, n.1, 29-61, 2007.
  • FISH, S.; BLASIS, P; GASPAR, M. D. et al. Eventos incrementais na construção de sambaquis, litoral sul do Estado de Santa Catarina. Revista do MAE, n. 10, p. 67-87. 2000.

Bibliografia Complementar:

  • A Bibliografia será informada oportunamente pelo professor encarregado pelo seminário, de acordo com os estudos temáticos a serem desenvolvidos.

Página gerada em 28/03/2024 15:31:58 (consulta levou 0.153477s)