Nome da Atividade
LUTAS I
CÓDIGO
13380031
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Apresentação e contextualização da Luta como constituinte das práticas corporais. Discussão sobre lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate como patrimônio cultural da humanidade. A Luta como atividade recreacional e agonística. Movimentos corporais relacionados às lutas, organização interna e progressão no ensino das lutas, as lutas como produto cultural. Ensino das lutas no ensino formal, desde as práticas comunitárias e regionais (capoeira, uka-uka e luta marajoara) até modalidades olímpicas (judô, taekwondo, boxe, esgrima e luta olímpica).

Objetivos

Objetivo Geral:

a) Explorar os conceitos básicos da área de Luta, Arte Marcial e Modalidades de Combate.
b) Discutir a relação entre Luta, Arte Marcial e Modalidades de Combate.
c) Apresentar subsídios básicos para identificação das modalidades e dos modos de ensino tradicional e alternativo.
d) Estruturar práticas a partir dos princípios operacionais, regras de ação e gestos específicos.
e) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDRAUS, M. B. M. Kungfu/ Wushu: luta e arte. São Paulo: Annablume, 2010.
  • SANTOS S. L. C. Jogos de oposição: ensino de lutas na escola. São Paulo: Phorte, 2012.
  • ROZA, A. F. C. Judô infantil: uma brincadeira séria. São Paulo: Phorte, 2010

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Base Nacional Curricular Comum BNCC. Brasilia: MEC, 2017
  • REID, H.; CROUCHER, M. O caminho do guerreiro. Cultrix: São Paulo, 2003.
  • SUGAI, V.L. O caminho do guerreiro. Gente: São Paulo, vol1, 2000.

Página gerada em 21/11/2024 05:52:38 (consulta levou 0.124025s)