Nome da Atividade
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I
CÓDIGO
13380035
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Observações de campo e reflexões sobre os diferentes
campos de inserção do profissional de Educação Física,
em atividades de pesquisa, ensino e extensão.
campos de inserção do profissional de Educação Física,
em atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conhecer e refletir sobre a intervenção do profissional deEducação Física nos diferentes espaços de atuação.
Analisar os processos de ensino com as diferentes
manifestações da Educação Física, como a ginástica,
esporte, jogo, lutas e dança, com perspectivas variadas:
educacionais, de ensino, de pesquisa, de extensão, de
gestão, de lazer e de promoção da saúde.
Conteúdo Programático
- Reconhecimento dos diferentes espaços profissionais;
- Análise crítica sobre a intervenção do profissional de
Educação Física nos diferentes espaços;
- Construção de metodologias e planos para elaboração e
intervenção;
- Proposição de técnicas inovadoras;
- Avaliação e discussão do trabalho;
- Análise crítica sobre a intervenção do profissional de
Educação Física nos diferentes espaços;
- Construção de metodologias e planos para elaboração e
intervenção;
- Proposição de técnicas inovadoras;
- Avaliação e discussão do trabalho;
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez/UNICAMP, 2000.
- ALVES, N. (Org). Formação de professores: pensar e fazer. 3a ed. São Paulo: Cortez, 1995.
- COSTA, V. L. Menezes (Org.) Formação profissional universitária em Educação Física. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 1997.
Bibliografia Complementar:
- ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2001.
- CORTESÃO, L. Ser professor: um ofício em extinção. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2002.
- CORTESÃO, L. Ser professor: um ofício em extinção. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2002.
- WHITAKER, D. Escolha da carreira e globalização. São Paulo: Moderna, 1997.