Nome da Atividade
FUNDAMENTOS SÓCIO CULTURAL ED.FÍSICA ESPORTE
CÓDIGO
13380049
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo crítico-reflexivo da construção sociocultural da realidade na educação física, na saúde e suas relações com a sociedade. Investigação sociológica da educação física e do esporte. A educação física e o esporte na vida cotidiana: o paradoxo do senso comum e da ciência. O fenômeno social do esporte e suas representações e/ou implicações político-filosóficas na sociedade, em geral, e na educação física, em particular.

Objetivos

Objetivo Geral:

a) Apresentar uma perspectiva da totalidade e profundidade sócio-político-educacional das ações teóricas e práticas da educação física e do esporte;
b) Fomentar a capacidade de reflexão e compreensão dos valores, crenças e práticas implícitos nos conteúdos e escolhas metodológicas da educação física e do esporte;
c) Conscientizar os acadêmicos da importância de reflexão, planejamento, e avaliação dos objetivos e contextos da prática da educação física e do esporte;
d) Explicitar a relação intrínseca da educação física e dos esportes com a sociedade – aspectos históricos, culturais, econômicos, sociais, educacionais, políticos, étnico raciais.
e) Oferecer subsídios para a compreensão da importância pedagógica da educação física na construção dos parâmetros educacionais da sociedade acerca do esporte e da saúde.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Da COSTA, L, et al. Legados de megaeventos esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008.
  • MURAD, M. Sociologia e educação física: diálogos, linguagens do corpo, esportes. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
  • NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Midiograf, 2006.
  • TRESPACH, R. Histórias não (ou mal) contadas: escravidão, do ano mil ao século XXI. São Paulo: Harper Collins Br, 2018

Bibliografia Complementar:

  • BAUMAN, Z; MAY, T. Aprendendo a pensar com a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
  • BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. Revista Unijuí: Ijuí, 2004.
  • FRAGA, A. B.; WACHS, F. Educação Física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: UFRGS, 2007.
  • VARGAS, Â. Esporte e realidade: conflitos contemporâneos. Rio de Janeiro: Shape, 2006.
  • ___. Ética: ensaios sobre Educação Física, saúde social e esporte. Rio de Janeiro: LecSV, 2007.

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