Nome da Atividade
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
CÓDIGO
13380057
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Introdução aos diferentes aspectos do desenvolvimento da personalidade e suas relações com a Educação Física, bem como os fatores que interferem nas dificuldades de aprendizagem e socialização na escola.
Objetivos
Objetivo Geral:
Tem como objetivo estudar aspectos psicológicos – evolutivos, cognitivos e afetivos – disponibilizando subsídios para problematizar, entender e intervir nos processos educacionais de sua futura prática profissional. A abordagem desses aspectos psicológicos será realizada a partir de sua interface com as outras áreas de conhecimento, historicamente contextualizados.Conteúdo Programático
Unidade 1: Etapas do desenvolvimento humano com seus desdobramentos nos aspectos psicomotores;
Unidade 2: Efeitos das dificuldades de aprendizagem quanto aos aspectos psicológicos e sociais nas diferentes faixas de idade;
Unidade 3: Estudo da personalidade na puberdade e adolescência.
Unidade 2: Efeitos das dificuldades de aprendizagem quanto aos aspectos psicológicos e sociais nas diferentes faixas de idade;
Unidade 3: Estudo da personalidade na puberdade e adolescência.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BEE, H. A Criança em desenvolvimento. 3ª ed. São Paulo. Harbra, 1986.
- BOOCK , A. M. B.; FURTADO, O. & TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 13ª ed. São Paulo, Saraiva, 2002.
- ANDERY A. A. et al. Psicologia social: o homem em movimento. 11ª ed. São Paulo, Brasiliense, 1993.
Bibliografia Complementar:
- ATKINSON R.L. Introdução à Psicologia de Hilgard. 15 ed. Porto alegre: Artmed, 2009.
- BRAGHIROLLI E. M. et al. Psicologia Geral. 28 ed.Porto Alegre: Editora Vozes, 2009.
- RAPPAPORT C. R; FIORI W. R. & DAVIS C. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo, EPU, 1981.
- ___. Teorias do desenvolvimento. São Paulo, EPU-EDUSP, 1981.