Nome da Atividade
LUTAS I
CÓDIGO
13380083
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Apresentação do conhecimento relacionado à prática de Luta, Arte Marcial e Modalidades de Combate a partir da Educação Física. Conceituar e definir estes conteúdos e discutir os procedimentos metodológicos específico das modalidades. Abordagem de temas pertinentes às Lutas, para a formação do professor de EF atuar nas diversas etapas da carreira escolar e respectivas vivências.

Objetivos

Objetivo Geral:

a) Explorar os conceitos básicos da área de Luta, Arte Marcial e Modalidades de Combate.
b) Discutir a relação entre Luta, Arte Marcial e Modalidades de Combate na escola.
c) Apresentar subsídios básicos para identificação das modalidades e dos modos de ensino tradicional e alternativo.
d) Estruturar práticas a partir dos princípios operacionais, regras de ação e gestos específicos.
e) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.

Conteúdo Programático

Unidade I: Origem e desenvolvimento das lutas; Conceito classificação de Luta, Arte Marcial e Modalidade de Combate; Progressão Pedagógica dos Princípios Operacionais e das Regras de Ação das lutas; Violência, agressividade e lutas.
Unidade II: A Prática da Defesa Pessoal; Lutas, Atividade Física e Aptidão Física; Progressão pedagógica e ensino fechado-aberto das lutas; Lutas nativas nacionais e internacionais.
Unidade III: Práticas Pedagógicas em Lutas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • VIRGILIO, S. A arte do judô. 3ª ed. Campinas: Papirus, 1984.
  • ANDRAUS, M. B. M. Kungfu/ wWushu: luta e arte. São Paulo: Annablume, 2010.
  • SILVA, G. O.; HEINE, V. Capoeira: um instrumento psicomotor para a cidadania. São Paulo, SP: Phorte, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • APES, R. R; BALBINO, H. F. Pedagógia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
  • FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. São Paulo: Sapione, 1989.
  • FRANCHINI, E.; Preparação física para atletas de judô. São Paulo: Phorte, 2008
  • DARIDO, S.C; RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008
  • DARIDO, S.C; SOUZA , J.O.M, Para ensinar educção física: possibilidades de intervenção na escola. 7. Ed. Campinas: Papirus, 2011.

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