Nome da Disciplina
INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
CÓDIGO
11260013
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Análise de artigos sobre pesquisa no ensino de Matemática. Análise de dissertações de mestrado e de teses de doutorado na área do ensino de Matemática. Pesquisa no ensino da Matemática: quantitativa e qualitativa. Elaboração de Projetos de Pesquisa. Elaboração de artigos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Preparar o aluno para seu possível envolvimento em projetos de pesquisa, ensino e extensão em matemática.

Conteúdo Programático

Pesquisa em Ensino de Matemática
Pesquisa em ensino vs pesquisa em ensino de matemática
Análise quantitativa vs análise qualitativa
Limitações e possibilidades de pesquisa em ensino de Matemática

Estudo de pesquisas específicas
Seleção de material bibliográfico - relatórios, dissertações e teses - sobre pesquisas em ensino de matemática
Avaliação do material selecionado
Relevância para o ensino em geral
Envolvimento da área da matemática
Adequação do texto aos objetivos da disciplina de IPEM
Pesquisa quantitativa
Amostragem utilizada e cálculos estatísticos elaborados x conclusões da pesquisa
Identificação de alternativas possíveis para o trabalho feito
Pesquisa qualitativa
Argumentação utilizada x referências apresentadas
Argumentação e informações apresentadas x conclusões
Possibilidades de extensão para pesquisa quantitativa

Elaboração de projeto de pesquisa em ensino de matemática
Objetivos
Estabelecimento de tema específico
Especulação x busca de dados
Método
Escolha método e instrumentos
Levantamento de informações : qualitativas x quantitativas
Manipulação de informações : descrições e inferências
Estabelecimento do espaço de pesquisa e da amostra
Estabelecimento de cronograma de trabalho.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CERVO, A. L., BERVIAN, P. A.. Metodologia científica. São Paulo: Ed. McGraw-Hill do Brasil, 1983
  • FIORENTINI, D.; LORENZATO, S.. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006
  • LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Atlas, 1983
  • LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Ed. Atlas, 1985.

Bibliografia Complementar:

  • VERA, A. Metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre: Ed. Globo, 1976.
  • BARROS, A. J. P. & LEHFELD, N. A. S.. Fundamentos de Metodologia. São Paulo : Ed. McGraw-Hill do Brasil
  • COSTA, M. Vorraber (Org.); NETO, Alfredo Veiga ... [et al]. Caminhos investigativos II –Outros métodos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M2 2019 / 2 40 35 Matemática (Licenciatura - Noturno)
Matemática (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES
Professor responsável pela turma

M1 2019 / 2 25 11 Matemática (Licenciatura)
Matemática (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
THAIS PHILIPSEN GRUTZMANN
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA Matemática (Licenciatura)

Página gerada em 21/11/2019 17:06:43 (consulta levou 0.166960s)