Nome da Disciplina
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA I
CÓDIGO
11260021
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Análise de currículos de Ensino Fundamental. Avaliação de programas, projetos e livros-texto de matemática do Ensino Fundamental. Discussão de formas de apresentação dos conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental. Elaboração e Execução de aulas experimentais. Estudos das relações de conceitos de matemática com outras áreas do conhecimento no nível do Ensino Fundamental e com conceitos de matemática do Ensino Médio, contemplando os temas transversais propostos nos PCNs, com especial atenção às questões próprias da Educação Ambiental. Leitura de artigos em revistas de educação matemática e redações de textos para o Ensino Fundamental.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral:
Discutir os conteúdos e os aspectos metodológicos de Matemática do Ensino Fundamental e sua importância para o desenvolvimento do raciocínio dos estudantes.
Específicos:
Incentivar o desenvolvimento de análises críticas de livros didáticos.
Refletir sobre as interações entre a Matemática e os aspectos sociais, filosóficos e técnicos da vida comum.
Conhecer e desenvolver os conteúdos do ensino fundamental.
Adquirir habilidade no preparo de uma unidade didática e na pesquisa de recursos didáticos para o seu desenvolvimento

Conteúdo Programático

Estudo sobre os objetivos do ensino de Matemática.
Estudo sobre os temas transversais dos parâmetros curriculares nacionais e a Educação Ambiental no ensino fundamental.
A Matemática na História e na Sociedade.
Exame da situação atual do Ensino da Matemática na Escola Fundamental (6a à 9a séries).
Planejamento didático na Escola Fundamental.
Estudo breve de diversos métodos de ensino e critérios de avaliação.
O ensino da Álgebra na Escola Fundamental (5a à 8a séries).
O ensino da Aritmética na Escola Fundamental (5a à 8a séries).
O ensino da Geometria na Escola Fundamental (5a à 8a séries).
Implementação por meio de aulas simuladas das aulas preparadas.
Análise e crítica de recursos didáticos.
A temática das aulas simuladas abrangerá os campos da Aritmética, Álgebra, Geometria, tratamento da informação, princípios de combinatória e probabilidade.
Análise de livros didáticos: antigos e atuais.
Análise de revistas especializadas.
Reflexão crítica do uso do material didático.
Elaboração de aulas experimentais à nível de ensino fundamental.
Uso de recursos tecnológicos, suas vantagens e limitações.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1990.
  • CARRAHER, Terezinha N. , SCHLIEMANN, Ana Lúcia D. Álgebra na feira? In: CARRAHER, TEREZINHA, SCHLIEMANN, ANA LÚCIA, CARRAHER, DAVID. Na vida dez ,na escola zero. 10.ed. São Paulo: Cortez editora, 1995. Capítulo 7, p. 127-141.
  • PEREZ, Geraldo. A realidade sobre o Ensino da Geometria no 1º e 2º graus, no Estado de São Paulo. A Educação Matemática em revista, Geometria, Blumenau, n. 4, p. 54-62, 1º semestre,1995.

Bibliografia Complementar:

  • AUBERT, P. PAPELIER, G. Exercícios de Álgebra. Rio de Janeiro: Editora Ao Livro Técnico, 1959, v.1 – v.6.
  • BIANCHINI, Edwaldo. Matemática. Editora Moderna. v.1 v.2.
  • GIOVANNI, José Ruy. Matemática. Ática. v.1.
  • NETTO, Scipione di Pierro. Matemática. Scipione livros didáticos.
  • COSTA. M. Vorraber (Org.); NETO, Alfredo Veiga ... [et al]. Caminhos investigativos II – Outros métodos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

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