Nome da Atividade
ESTÁGIO DE MATEMÁTICA II
CÓDIGO
11260024
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
136
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
136
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Execução do projeto de ensino elaborado na disciplina de Trabalho de Campo II em escola de Nível Médio. Reflexões sobre as diferentes concepções de matemática, presentes nas salas de aula, e sua relação com a vida cotidiana. Planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem no Nível Médio.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover a evolução das idéias relativas aos conhecimentos da matemática que devem ser desenvolvidos na escola, a partir da reflexão das práticas de sala de aula, das atitudes necessárias ao futuro professor para o desenvolvimento de um trabalho docente na direção de um ensino de matemática de modo contextualizado.
Analisar ações docentes possíveis para a sala de aula de matemática que levem em conta a realidade da escola imersa em seus condicionantes estruturais.

Conteúdo Programático

Projeto de ensino para disciplina de matemática do Nível Médio
Discussão dos projetos elaborados em Trabalho de Campo II
Planejamento da execução do projeto
Desenvolvimento do projeto em sala de aula do Nível Médio
Avaliação do Projeto
Discussão sobre os elementos constituintes dos diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos pelos alunos
Discussão e aprofundamento teórico sobre os relatos das experiências dos estagiários
Construção de síntese dos saberes pedagógicos construídos durante o semestre.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FREIRE, P. e SCHOR, Ira. Medo e Ousadia, o cotidiano do professor. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1986
  • LOPES, Celi e NACARATO, Adair (org). Escrituras e Leituras na educação matemática. Belo Horizonte, Autêntica, 2005
  • MACHADO, Silvia Dias et. al. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo, EDUC, 1999

Bibliografia Complementar:

  • MOREIRA, Plínio e DAVID, Maria Manuela. A formação matemática do professor, licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.
  • PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática, uma análise de influência francesa. Belo Horizonte, Autêntica, 2001
  • SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto. Editora Porto, 1998.

Página gerada em 21/12/2024 15:34:04 (consulta levou 4.944803s)