Nome da Disciplina
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA II
CÓDIGO
11260025
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Análise de currículos de Ensino Médio. Avaliação de programas, projetos e livros-texto de matemática do Ensino Médio. Análise da presença/ausência de temas envolvendo as relações Étnico-Raciais e o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos programas avaliados. Discussão de formas de apresentação dos conteúdos de Matemática do Ensino Médio. Elaboração e Execução de aulas experimentais. Estudos das relações de conceitos de matemática com outras áreas do conhecimento no nível do Ensino Médio e com conceitos de matemática do Ensino Fundamental, contemplando os temas transversais propostos nos PCNs do ensino médio, com especial atenção à Educação Ambiental. Leitura de artigos em revistas de educação matemática e redações de textos para o Ensino Médio

Objetivos

Objetivo Geral:

Pretende-se que o licenciando desenvolva reflexões críticas a respeito das interações entre a Matemática e os processos de ensino-aprendizagem da escola atual, e adquira habilidade no preparo de uma unidade didática e na pesquisa para o seu desenvolvimento no âmbito do Ensino Médio. Pretende-se que o licenciando adquira habilidade de fazer conexões entre os conhecimentos da Matemática e de outros campos através de projetos escolares interdisciplinares. Pretende-se também que o licenciando adquira condições de analisar e avaliar livros didáticos e outros recursos.

Conteúdo Programático

Reflexões sobre o que é Matemática, a matemática que se aprende e a que se ensina, os objetivos de seu ensino no Ensino Médio.
Apresentação de diversos métodos (resolução de problemas, uso da História da Matemática, uso de materiais didáticos e recursos tecnológicos, modelagem matemática, dentre outros) para o ensino de Matemática com vistas ao planejamento de unidades didáticas.
Implementação por meio de aulas simuladas das aulas preparadas. A temática das aulas simuladas abrangerá os campos da Álgebra, Trigonometria, Geometria, Conjuntos Numéricos, Análise Combinatória, Probabilidade, Estatística e Polinômios e Equações Algébricas.
Planejamento de projetos interdisciplinares. Análise, avaliação e escolha de livros didáticos para o Ensino Médio. Regência e avaliação de aulas. Exame e crítica de recursos didáticos para o ensino de Matemática.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1990.
  • CARRAHER, Terezinha N. , SCHLIEMANN, Ana Lúcia D. Álgebra na feira? In: CARRAHER, TEREZINHA, SCHLIEMANN, ANA LÚCIA, CARRAHER, DAVID. Na vida dez ,na escola zero. 10.ed. São Paulo: Cortez editora, 1995. Capítulo 7, p. 127-141.
  • LIMA, Elon Lages et al. A matemática do ensino médio. 1999. v 1, 2 e 3.
  • PEREZ, Geraldo. A realidade sobre o Ensino da Geometria no 1º e 2º graus, no Estado de São Paulo. A Educação Matemática em revista, Geometria, Blumenau, n. 4, p. 54-62, 1º semestre,1995.
  • PIMENTA, Selma Garrido & GONÇALVES, Carlos Luiz. Revendo o ensino de 2º grau; propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1990.

Bibliografia Complementar:

  • Livros didáticos de matemática para o Nível Médio.
  • Revista Educação Matemática. São Paulo: Editora Módulos.
  • Revista Método. São Paulo: Atual Editora
  • Revista do professor de matemática. São Paulo: SBM

Página gerada em 10/12/2019 00:57:29 (consulta levou 0.150624s)