Nome da Atividade
ESTÁGIO II
CÓDIGO
18890004
Carga Horária
200 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
200
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
200
Avança, Retém,
Infrequente
Ementa
Promove a vivência do processo de trabalho em enfermagem em unidades de saúde, além de favorecer o exercício de reflexão e prática das políticas públicas e sua inserção nessas unidades. Motivar o aluno a conhecer os passos para elaboração de trabalho científico e organização de projeto de pesquisa aplicado a enfermagem.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo geral• Vivenciar o processo de trabalho em enfermagem em unidades de saúde e serviços de gestão da atenção hospitalar, além do exercício de reflexão e prática das políticas públicas e sua inserção nesses serviços de saúde.
Objetivos específicos
• Atuar nos diferentes cenários da prática profissional considerando os pressupostos do modelo clínico e epidemiológico;
• Identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;
• Intervir no processo saúde/doença responsabilizando-se pela qualidade da assistência e cuidado de enfermagem ao ser humano em seus diferentes níveis de atenção à saúde, na perspectiva da integridade da assistência;
• Prestar cuidados de enfermagem compatível com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade;
• Compatibilizar as características profissionais da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários;
• Incrementar as ações multiprofissionais;
• Gerenciar o processo de trabalho em enfermagem em todos os âmbitos de atuação profissional;
• Reconhecer o impacto, das ações desenvolvidas, através do processo de avaliação;
• Perceber-se como sujeito em constante movimento no contexto sociopolítico, cultural e tecnológico, e, portanto passível de necessidade de constante aperfeiçoamento;
• Planejar, programar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde;
• Participar no processo de formação de recursos humanos de outras áreas no âmbito dos conhecimentos da enfermagem;
• Planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento;
• Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;
• Respeitar o código ético, os valores políticos e os atos normativos da profissão;
• Intervir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo;
• Utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde;
• Participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde;
• Participar dos movimentos sociais da área de saúde;
• Elabora um projeto de atuação voltado ao serviço de saúde no qual está desenvolvendo o estágio;
• Avaliar o projeto de atuação desenvolvido no serviço de saúde no qual está desenvolvendo o estágio;
• Realizar o relatório final do estágio, articulando a teoria e prática, com posicionamento crítico.
Conteúdo Programático
Gestão, liderança e planejamento em saúde e enfermagem. Contextualização, levantamento de problemas e necessidades com a elaboração de um projeto de atuação a ser implementado no serviço onde o discente está realizando o estágio, incluindo um relatório final de avaliação.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 158 p.
- BRASIL. Política Nacional de Atenção Hospitalar. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt3390_30_12_2013.html
- BRASIL. Politica Nacional de Atenção Básica. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/portaldab/pnab.php
- BRASIL. Cadernos HumanizaSUS. V.3. Brasília, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_humanizasus_atencao_hospitalar.pdf
- CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa; GUERRERO, André Vinicius Pires (Coord.). Manual de práticas de atenção básica: saúde ampliada e compartilhada. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.
- CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa; MINAYO, Maria Cecilia de Sousa; AKERMAN, Marco; JUNIOR, Marcos Dumond; CARVALHO, Yara Maria (Org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2015.
- KURCGANT, Paulina. Gerenciamento em enfermagem. São Paulo: Guanabara Koogan, 2005.
- MARQUIS, Bessie. Administração e liderança em enfermagem teoria e prática. 8ª Ed. Porto Alegre ArtMed, 2015.
- SOUZA, Marina Celly Martins Ribeiro de. Enfermagem em saúde coletiva teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. (Livro eletrônico – disponível na biblioteca da UFPel)
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Manual Técnico Do Sistema De Informação hospitalar. Brasília, 2007. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0066_M.pdf
- FIOCRUZ. Gestão e Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Rio de Janeiro, s/ano. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/gerenciamento-residuos-servico-saude.htm
- KURCGANT, Paulina (Coord.). Gerenciamento em enfermagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
- MARQUIS, Bessie L.; HUSTON, Carol J. Administração e liderança em enfermagem. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. (Livro eletrônico – disponível na biblioteca da UFPel)
- MELLO, Guilherme Arantes; FONTANELLA, Bruno José Barcellos; PIVA, Marcelo Marcos. Atenção básica e atenção primária à saúde - origens e diferenças conceituais. Revista de APS, v. 12, n. 2, p. 204-213, abr./jun. 2009. Disponível em: https://aps.ufjf.emnuvens.com.br/aps/article/view/307 Acesso em: 29 ago. 2016.
- MERHY, Emerson Elias. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2003.
- MERHY, Emerson Elias; ONOCKO, Rosana (Org.). Agir em saúde: um desafio para o público. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
- MERHY, Emerson Elias; ONOCKO, Rosana (Org.). Agir em saúde: um desafio para o público. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
- PINHEIRO, Rosani; CECCIM, Ricardo Burg; MATTOS, Ruben Araújo. (Org). Ensinar saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área de saúde. Rio de Janeiro: IMS / UERJ; CEPESQ; ABRASCO, 2006.
- PINHEIRO, Rosani; MATTOS, Ruben Araujo de (Org.). Gestão em redes: práticas de avaliação, formação e participação na saúde. Rio de Janeiro: CEPESC, 2006.
- PINHEIRO, Rosani; MATTOS, Ruben Araújo. (Org). Cuidado: as fronteiras da integralidade. 3. ed. Rio de Janeiro: IMS/UERJ-CEPESC-ABRASCO, 2006
- PINHEIRO, Rosani; MATTOS, Ruben Araújo. (Org). Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. 6. ed. Rio de Janeiro: IMS/UERJ-CEPESC-ABRASCO, 2006.
- SANTOS, Álvaro da Silva; CUBAS, Marcia Regina. Saúde coletiva: linhas de cuidado e consulta de enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Teses, dissertações e trabalhos acadêmicos: Manual de Normas da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: UFPel, 2013. 79f. Disponível em: < http://prg.ufpel.edu.br/sisbi/Manual_Normas_UFPel_trabalhos_acad%C3%AAmicos.pdf >. Acesso em: 26 ago. 2016.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
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P1 | 2024 / 2 | 40 | 33 |
Enfermagem (Bacharelado) |
RITA MARIA HECK Professor Regente BEATRIZ FRANCHINI Professor Regente CAROLINE DE LEON LINCK Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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