Nome da Atividade
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
CÓDIGO
17350007
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Elementos básicos da história e da atualidade dos jovens e adultos não alfabetizados. Avanços e retrocessos nas políticas públicas de jovens e adultos. Estudo dos fundamentos da EJA, aprofundamento de aspectos pedagógicos e da realidade da educação de jovens e adultos em Pelotas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
Possibilitar, por meio da fundamentação teórica metodológica e do
conhecimento da realidade, a preparação para O estágio em EJA.

Objetivos específicos:
-Estudar os principais compromissos estabelecidos pela legislação, nas diretrizes curriculares da EJA e na proposta de alguns programas. “Refletir sobre os fundamentos da EJA e analisar as dimensões histórica, legal, política, cultural, social e pedagógica. -Avançar na elaboração pessoal sobre fundamentos teórico-metodológicos da prática educativa com jovens e adultos, preparando-se para os estágios.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DI PIERRO, M. C.; JOIA; RIBEIRO, V. M. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos CEDES, ano XXI, nº 55, Nov., 2001. Conselho Estadual de Educação. Resolução nº 313, de 16 de março de 2011 BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo, Brasiliense, 1981 (14 ed, 1988), 113 p. BRASIL/MEC. Diretrizes curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos. Brasília, 2002. BRASIL/MEC. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2008. EUGENIO, Benedito G. O currículo no cotidiano de uma escola de educação de jovens e adultos. Revej(a) Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 2, n. 1, p. 1-116, abr. 2008. VÓVIO, C.; IRELAND, T. T. Construção coletiva: contribuições à educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, UNESCO, RAAAB, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • ARMELLINI (Org). Alfabetização de adultos: recuperando a totalidade para construir a especificidade. POA: Editora da UFRGS, 1993. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo, Paz e Terra, 1996. GADOTTI, Moacir. Educação de Jovens e Adultos: a experiência do MOVA-SP. SP: Instituto Paulo freire, 1996. HADD & DI PIERRO. Escolarização de jovens e adultos. SP: Ação Educativa, 2000. PAIVA, Vanilda P. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos. SP: Loyola, 1987. RIBEIRO, V. M. Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. SP; Mercado de Letras; Ação educativa, 2001.

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