Nome da Atividade
EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS
CÓDIGO
17350015
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudos sobre Educação em Valores Humanos, apontando uma possibilidade de reaprender a viver os valores que direcionam nossas vidas. Verdade, Retidão, Amor, Paz e Não–Violência, deixando de ser conceitos abstratos para ser possibilidades vivenciadas. É uma proposta de retorno ao sagrado, não para crer, mas para viver. Conhecer o estudo sobre os temas transversais como ética, valores, atitudes, educação para a saúde, educação sexual, educação ambiental, drogadição, novas formas de manifestação da criatividade, entre outras, bem como a utilização destes no cotidiano escolar.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
Desenvolver, em diálogo com as/os discentes, reflexões sobre a Educação em Valores Humanos, apontando uma possibilidade de reaprender a viver os valores que direcionam nossas vidas para oportunizar práticas pedagógicas criativas, interativas e dinâmicas.

Objetivo(s) específico(s):
Refletir acerca do referencial teórico que sustentam a prática pedagógica.
Qualificar as práticas e processos de ensino e aprendizagem sobre valores através da vivência de práticas ou oficinas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf Acesso em: 19 set. 2023 FALK, J. Abordagem Pikler:Educação Infantil.São Paulo: Omnisciência: Educação para a Paz. 2008. GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Educação para a paz: sentidos e dilemas. Caxias do Sul, RS: Educs, 2005. LANZ, R.. A Pedagogia Waldorf. São Paulo: Summus, 1986. LILLARD, Paula Polk. Método Montessori: uma introdução para pais e professores. São Paulo: Manole, 2017. MONTESSORI, Maria (1870-1952). A educação e a paz. Trad. Sonia Maria Alvarenga Braga. Campinas, SP: Papirus, 2004

Bibliografia Complementar:

  • APPELL, G. e DAVID, M. Maternagem Insólita. São Paulo: Omnisciência. 2021. HOLM, A. M. Eco Arte com Crianças. São Paulo: Ateliê Carambola, 2017. MONTESSORI, M. O Desenvolvimento Criativo da Criança: a abordagem Montessori. São Paulo: Kirion, 2023.

Página gerada em 29/03/2024 11:05:46 (consulta levou 0.107625s)