Nome da Atividade
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE II
CÓDIGO
17350016
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Análise dos principais paradigmas históricos e sociológicos da educação, enfocando especialmente a emergência e o desenvolvimento do sistema escolar de massas, os pressupostos antropológicos que fundamentaram esse projeto e suas relações com as esferas política, econômica e cultural nas sociedades ocidentais modernas. Estudos sobre a história da educação no Brasil, cultura ecolar e lutas pela escola pública.

Objetivos

Objetivo Geral:

Analisar os principais paradigmas históricos e sociológicos da educação, especialmente a emergência e o desenvolvimento do sistema escolar de massas. Possibilitar a compreensão da história da educação no Brasil.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BUFFA, E. & NOSELLA, P. A educação negada: introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea. ENGUITA, M. F. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. GIROUX, H. Cruzando fronteiras do discurso educacional: novas políticas em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999. MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1989.

Página gerada em 25/04/2024 12:42:08 (consulta levou 0.123722s)