Nome da Disciplina
BIOQUÍMICA
CÓDIGO
0160028
Carga Horária
51 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estrutura e organização celular dos seres vivos. Química de carboidratos, de lipídios e de proteínas. Enzimas. Vitaminas e coenzimas. Nucleotídeos e ácidos nuclêicos. Oxidações Biológicas, Metabolismo de carboidratos, de lipídios, de aminoácidos e proteínas e do cálcio e fósforo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Ao final do semestre os alunos deverão ser capazes de reconhecer a estrutura, a função e a importância das macromoléculas biológicas e compostos químicos biologicamente ativos, correlacionando-os com as principais vias do metabolismo primário e com estados patológicos que atentem para cuidados especiais através de sinais e sintomas característicos.

 

Objetivos Específicos:

Ao final do semestre os alunos deverão ser capazes de:
-caracterizar, reconhecer a estrutura e identificar as principais funções de carboidratos, lipídios, aminoácidos e proteínas, vitaminas, coenzimas e nucleotídeos, com as possíveis implicações no estado físico do indivíduo.

Conteúdo Programático

4.1-Química de carboidratos: Introdução. Conceito, funções, classificação. Monossacarídeos: conceito, características, estrutura, classificação, nomenclatura e exemplos. Estereoisomeria, formas cíclicas e propriedades. Compostos derivados por redução, por oxidação e por esterificação.
Oligossacarídeos: Conceito, ligações glicosídicas. Dissacarídeos: Conceito, exemplos, estrutura e nomenclatura. Açúcares redutores. Polissacarídeos: Conceito, classificação exemplos, estruturas e funções.
4.2- Química de lipídios
Introdução, conceito, funções e classificação. Ácidos graxos: conceito, caracter´pisticas, classificação, exemplos, nomenclatura e fontes dietéticas. Propriedades físicas e químicas. Lipídios complexos: acilgliceróis, fosfoacilgliceróis, esfingolipídios e cêras. Lipidios simples: Terpenos e esteroides.
4.3-Química de aminoácidos e proteínas
Introdução. Aminoácidos: conceito, funções, exemplos e nomenclatura. Isomeria, classificação, comportamento ácido-básico, e curvas de titulação. Peptídios: Conceito, ligação peptídica, classificação, exemplos de oligopeptídios de importância biológica. Proteínas; Conceito, importância e diversidade funcional. Classificação. Níveis de organização estrutural (conformação espacial), exemplos. Propriedades e ponto isoelétrico.
4.4- Enzimas
Introdução. Conceito, propriedades, especificidade, estrutura e fatores que influem na atividade. Ativação, inibição e indução enzimática. Regulação da atividade enzimática. Isozimas. Classificação e nomenclatura.
4.5- Vitaminas e Coenzimas
Introdução. Classificação e funções. Estruturas, nomenclaturas e funções bioiquímicas. Fontes nutricionais e consequências das hipovitaminoses.
4.6- Nucleotídeos
Introdução. Componentes estruturais. Nucleosídeos e nucleotídeos. Nomenclaturas. . Nucleotídios energéticos.
4.7- Oxidações Biológicas
Introdução. Metabolismo e energia: conceitos básicos (energia livre, substãncias ricas em energia, hidrólise do ATP). Conceito geral de reações de oxi redução. Sentido das reações de oxi-redução, potencial de oxi-redução. Cadeia respiratória: conceito, componentes, organização sequencial na membrana mitocondrial interna, reações da cadeia respiratória. Fosforilação oxidativa: teoria quimiosmótica. Inibidores e desacopladores. Regulação da cadeia respiratória. Fosforilação a nível do substrato. Interrelações do ciclo de Krebs e da cadeia respiratória com o metabolismo dos carboidratos, dos lipídios e dos aminoácidos e proteínas.
4.9- Metabolismo dos carboidratos
Introdução. Noções de digestão e absorção. Destinos gerais da glicose. Glicólise anaeróbica e aeróbica: reações, lançadeiras de elétrons, produção de ATP e balanço energético. Via das pentoses fosfato: finalidades, reações e principais produtos. Glicogênese e glicogenólise. Gliconeogênese. Ciclo do Lactato. Regulação do metabolismo. Glicose sanguínea. Tolerância aos carboidratos. Limiar renal para a glicose.
4.10- Metabolismo de lipídios
Introdução. Noções de digestão e absorção. Destino e ativação dos produtos de hidrólise. Beta oxidação dos ácidos graxos: ocorrência, papel da carnitina, reações, destinos do acetil CoA, balanço energético, mobilização de reservas. Corpos cetônicos. Síntese de triacilgliceróis e de ácidos graxos.
4.11- Metabolismo de aminoácidos e proteínas.
Introdução. Noções de digestão e absorção. Aminoácidos essenciais. Balanço do nitrogênio. Reações de desaminação, transaminação e descarboxilação dos aminoácidos. Destinos da amônia- ciclo da uréia. Destinos da cadeia carbonada dos aminoácidos. Aminoácidos glicogênicos e cetogênicos.
4.12- Metabolismo do cálcio e do fósforo.
Introdução. Noções de absorção de cálcio e fósforo. Mecanismos bioquímicos envolvidos na regulação da calcemia e da fosfatemia e seus reflexos na formação dos tecidos mineralizados.
5-METODOLOGIA
Recursos utilizados:
-Aulas teóricas expositivas, dialogadas, com utilização de quadro verde, giz, retroprojetor e/ou vídeo-projetor, material impresso ou fotocopiado.
-Eventuais estudos dirigidos sobre o conteúdo ministrado, seminários e trabalhos de pesquisa extra classe, visando a ampliação dos conhecimentos
O professor ficará a disposição dos alunos para apoio em dificuldades sobre a matéria, em horário possível para esse atendimento, a ser combinado quando houver solicitação de alunos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CAMPBEL, M. K. BIOQUÍMICA – ED. ARTES MÉDICAS SUL, PORTO ALEGRE
  • LEHNINGER, A. - PRINCÍPIOS DE BIOQUÍMICA – ED. SARVIER
  • CHAMPE, PAMELA C. & HARVEY, RICHARD A. – BIOQUÍMICA ILUSTRADA – ED. ARTES MÉDICAS
  • STRYER, L. BIOQUÍMICA. ED. GUANABARA COOGAN

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2018 / 2 62 59 Enfermagem (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
BRENO SOUTO D OLIVEIRA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
BIOQUÍMICA I Enfermagem (Bacharelado)

Página gerada em 13/12/2018 23:19:55 (consulta levou 0.129522s)