Nome da Atividade
PRÁTICAS EDUCATIVAS II
CÓDIGO
17350052
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Neste bloco serão abordados os aspectos da aquisição da linguagem oral, os universais linguísticos e a natureza da linguagem humana, estágios da aquisição de linguagem oral visando instrumentalizar o educador acerca do conhecimento linguístico necessário para o trabalho com crianças em fase de aquisição da linguagem.

Objetivos

Objetivo Geral:

Instrumentalizar o educador acerca do conhecimento linguístico necessário para o trabalho nos anos inciais, a partir da educação infantil. Compreender os processos de aquisição da língua falada.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BORTONI-RICARDO, Stela. Educação em língua materna. A sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. _______________________. E nós cheguemu na escola, e agora?São Paulo: Parábola Editorial, 2005. LAMPRECHT, Regina R.; BONILHA, Giovana; FREITAS, Gabriela C.; et al. Aquisição fonológica do português. Perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004. OLIVEIRA, Zilma R. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. FLETCHER, Paul & MAEWHINNEY, Brian. Compêndio da linguagem da criança. Porto Alegre: Artes médias, 1987.

Página gerada em 25/04/2024 04:40:32 (consulta levou 0.105507s)