Nome da Atividade
PRÁTICAS EDUCATIVAS IV
CÓDIGO
17350058
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Pressupostos teóricos-metodológicos da educação Infantil para crianças de 4 a 6 anos de idade. Principais correntes pedagógicas e suas contribuições para a educação infantil. Organização da ação didático-pedagógica. Análise dos fundamentos políticos, econômicos e sociais da Educação Infantil. Concepções de Infância a partir do enfoque interdisciplinar, considerando as bases histórica, biológica, antropológica e sociológica. Importância, finalidades, objetivos e tendências da Educação pré-escolar na Europa, Estados Unidos, Brasil e América Latina. Vivenciando e discutindo propostas pedagógicas para o desenvolvimento de múltiplas linguagens expressivas para crianças de 4 6 anos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
Conhecer e analisar criticamente as diferentes concepções teórico-metodológicas referentes a educação infantil voltada às crianças de 4 a 6 anos de idade para uma atuação pedagógica que parta das infâncias e suas necessidade educativas, numa perspectiva de transformação social.

Objetivos específicos:
a) Conhecer as diferentes concepções de infância e suas raízes histórico-culturais;
b) Refletir sobre as práticas educacionais vivenciadas no cotidiano da educação infantil;
c) Identificar as concepções curriculares que fundamentam as práticas pedagógicas dos centros de educação infantil;
d) Desenvolver uma postura investigativa e sua relação com a prática pedagógica;
e) Esboçar uma proposta pedagógica para crianças de 4 a 6 anos de idade.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA, Elvira, Arte lúdica. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 1997. BAIRRÂO, Joaquim e TIEZE, Wolfgang. Eduação Pré-escolar na União Européia. Portugal: Instituto de Inovação Nacional (Colecção Ciências de Educação), 1995 BARROS, Maria Guilhermina & PAPLHARES, Pedro. Emergência da Matemática no jardim-de-infânca. Portugal: Porto Editora, 1997. (Colecção Infância - nº2) CARDONA, Maria João. Para a História da Educação de Infância em Portugal. O discurso oficial (1834-1990). Portugal: Porto Editora, 1997. (Colecção Infância - nº3) EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Leila; FORMAN, George. As cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. (trad. Dayse Batista). Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul ltda, 1999. FARIA, Ana Lúcia Goulart de . Educação pré-escolar e cultura: para uma Pedagogia da Educação Infantil. Campinas: Editora Unicamp; São Paulo: Cortez, 1999 (Coleção Teses) FARIA, Ana Lúcia Goulart e PALHARES, Marina Silveira (orgs.) educação Infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores Associados - FE/Unicamp; São Carlos: Editora UFSCar; Florianópolis: Editora UESC, 1999 (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo) FAZOLO, Eliane; CARVALHO, Maria Cristina; Leite, Maria Isabel; KRAMER, Sônia (organizadoras) et al. Educação Infantil em curso. Rio de Janeiro: Ravil, 1997. FORMOSINHO, Júlia Oliveira (org.) Modelos curriculares para Educação de Infância. Portugal: Porto Editora, 1996 (colecção Infância - nº 1) FREITAS, Marcos Cezar (org.) História socials da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 1997. GARCIA, Cláudia Amorim; CASTRO, Lúcia Rabelo de; SOUZA, Solange Jobim e (organizadoras). Infância, cinema e sociedade. Rio de Janeiro: Ravil, 1997. ITURRA, Raul (org.) O saber a crianças. Setúbal: Cadernos ICE (Instituto das Comunidades Educativas), 1996.
  • KINDERSLEY, Barnabal; KINDERSLEY, Anabel. Crianças como você: uma emocionante celebração da infância no mundo. São Paulo: Ed. Átia, 1997. KRAMER, Sonia & LEITE, Maria Isabel (orgs.) Infância e Produção Cultural. Campinas: Papirus, 1998. (Série Prática Pedagógica) KUHLMANN Jr, Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998. MÁXIMO, Lídia. A Educação Ambiental da criança pequena: o fio da história. Portugal: Porto Editora, 1999 (Colecção Infância - nº 5) MELO, Veríssimo de. Folclore Infantil. Belo Horizonte: Editora Itatiaia ltda. NOGUEIRA, Manuela. O melhor do mundo são as crianças - antologia de poemas e textos de Fernando Pessoa para a infância. Lisboa: Assírio & Alvim, 1998. PENTEADO, J. Roberto Whitaker. Os filhos de Lobato - o imaginário infantil na ideologia do adulto. Rio de Janeiro: Qualitymark/Dunya Ed., 1997. PRIORE, Mary del (org.) Histórias das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999. ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pesquisa em educação infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma pedagogia. Florianópolis: UFSC, Centro de Ciências da Educação, Núcleo de Publicações, 1999.
  • ROLLA, Anabela e ROLLA, Jorge Silva. O Projecto Educativo em Educação de Infância. Portugal: Edições Asa (Colecção Cadernos Pedagógicos), 1994. ROSSETTI-FERREIRA, MAria Clotilde, MELLO, Ana Maria et al. (orgs). Os fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 1998. RUI, Manuel. Estórias Infatis para Adultos - da palma da mão. Lisboa: Cotovia, 1998. SILVA, Isilia A. Amamentar: uma questão de assumir riscos ou garantir benefícios. São Paulo: Robe editorial, 1997. SILVEIRA, Paulo (org.). Exercício da paternidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. SINGER, Helena. República de crianças - sobre experiências escolares de resistência. São Paulo: HUCITEC, 1997. SOARES, Maria de L. T. e TOJAL, MAria O. T. (orgs.) Histórias de longe e de perto: contos e lendas de povos que fala também português. Portugal: Secretariado Coordenador dos programs de Educação Multicultural - Ministério da Educação (Colecção Entreculturas História e histórias), 1997. VASCONCELOS, Teresa Maria Sena de. Ao redor da mesa grande: prática educativa de Ana. Portugal: Porto Editora, 1998 (Colecção Infância - nº4) ZABALZA, Miguel. A qualidade em educação infantil. (trad. Beatriz Affonso Neves). Porto Alegre: ArtMed, 1998.

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