Nome da Atividade
ED. E REL. ÉTNICO-RACIAIS COTIDIANO ESCOLAR
CÓDIGO
17350068
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo de conceitos básicos para a compreensão das relações étnico-raciais na escola. Processos sócio-histórico e antropológico da formação da diáspora brasileira. Cultura, multiculturalismo e interfaces com o fazer pedagógico. Movimentos Sociais. Política de Ação Afirmativa. História da Educação dos afro-descendentes no Brasil. Lei 10639/03. Investigações no campo de Ed. Relações Raciais. Pressupos metodológicos para uma educação anti-racista.

Objetivos

Objetivo Geral:

Refletir a partir de discussões teórico–conceituais e de investigações já realizadas no cotidiano escolar, a escola como um espaço em que as relações entre diferentes segmentos étnico-raciais demandam perspectivas pedagógicas voltadas ao combate ao racismo, preconceito e discriminação.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BENTO, Aparecida Silva Bento. Branquitude e Poder: A questão das Cotas para Negros. In: Ações afirmativas e Combate ao Racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação, 2005. CARVALHO, Marília. Quem é o negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos. Rev. Bras. Ed., Jan./Abril 2005, n°28, p.77-95. CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e anti-racismo na educação. S. Paulo: Ed. Selo Negro, 2001. ________________________. Do silencio do lar ao silêncio escolar.S. Paulo: Autêntica, 2000. DIAS, Lucimar Rosa. Quantos Passos já foram dados? A questão de Raça nas Leis Educacionais - da LDB de 1961 à Lei 10.639 de 2003. In: História da Educação do Negro e outras histórias. Brasília: Ministério da Educação, 2005. GALEANO, Eduardo. De pernas pro ar: A escola do mundo ao avesso. 7.ed.. Porto Alegre: L&PM Editores, 2003. GOMES, Nilma Lino. A cultura negra no cotidiano escolar. HALL, Stuart. A questão do multiculturalismo. In: SOVIK, Liv (Org.). Da diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: editora UFMG, 2003. HENRIQUES, Ricardo. Desigualdade racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90. Texto para discussão n°807, Jul., 2001. Disponível em: http:// www.Ipea.gov.br. Acesso em: 31/03/2006. HERNANDEZ, Leila. A África na sala de aula: Visita à história contemporânea. S. Paulo: Ed. Selo Negro, 2007. MALOUF, Amim. As identidades assassinas. 2.ed..Lisboa: Difel Difusão Ed. Ltda, 2002. MEC. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei 10639/03. Brasilia, 2005. MEDEIROS, Carlos Alberto. Ação Afirmativa no Brasil: um debate em curso. In: Ações afirmativas e Combate ao Racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação, 2005. MUNANGA, Kabenguele (Org). Superando o racismo na escola. Brasília: MEC, SECAD, 2006. NASCIMENTO, Elisa E. O Sortilégio da Cor: Identidade, raça e gênero no Brasil. S. Paulo: Selo Negro, 2003. OLIVEIRA, Ozerina Victor de e MIRANDA, Cláudia. Multiculturalismo crítico, relações raciais e p

Bibliografia Complementar:

  • APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: A África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto Editora Ltda, 1997.BHABHA, Homi. O Local da Cultura. B. Horizonte: Editora UFMG, 2001. AZEVEDO, Celia Maria Marinho de. Cota racial e estado: abolição do racismo ou direitos de raça? Cadernos de Pesquisa, v.34, n°121, p.213-239, Jan./Abr. 2004. CARVALHO, José Jorge de. Exclusão racial na universidade brasileira: um caso de ação negativa. In: QUEIROZ, Delcele Mascarenhas (Coord.) O negro na Universidade. Salvador: Novos Toques, 2002. DOMINGUES, Petrônio. Ações afirmativas para negros no Brasil: o início de uma reparação histórica. Rev. Bras. Ed., Mai/Ag 2005, n°24, p.164-176. GOMES, Nilma Lino. A universidade pública como direito dos (as) jovens negros (as): a experiência do programa ações afirmativas na UFMG. In: Ações afirmativas e Combate ao Racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação, 2005. IANNI, Otávio. Dialética das relações raciais. Estudos Avançados 18 (50).2004. MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. Rev. Bras. Ed., Nov 2002, n°117, p.197-217. MORRISON, Toni. O olho mais azul. São Paulo: companhia das letras, 2003. OLIVEIRA, Ozerina Victor de e MIRANDA, Cláudia. Multiculturalismo crítico, relações raciais e política curricular: a questão do hibridismo na escola Sarã. Rev. Bras. Ed., Jan/Abr, n°25, p.67-81.

Página gerada em 28/03/2024 18:38:21 (consulta levou 0.119713s)