Nome da Atividade
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CÓDIGO
17350073
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Crise ambiental. Principais conceitos. Aspectos históricos, legais e políticos relacionados à Educação Ambiental. Principais eventos relacionados à Educação Ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. Princípios, fundamentos e objetivos da Educação Ambiental. Interdisciplinaridade. Complexidade. Projetos de Educação Ambiental.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Oportunizar a formação de professores voltada para a temática da Educação Ambiental., potencializando as condições críticas para a construção de sociedades sustentáveis.
- Contribuir com o enraizamento da Política Nacional de Educação Ambiental na formação de professores.
- Estudar os fundamentos e princípios da prática pedagógica da educação ambiental no âmbito formal, na formação de professores.
- Analisar os contextos político, histórico e legal da educação ambiental no âmbito internacional e nacional.
- Problematizar a crise ambiental e o papel da escola nesse contexto.
- Evidenciar as possibilidades de atuação interdisciplinar do professor em projetos de educação sustentável.
- Caracterizar as práticas de educação ambiental na escola.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Lei n. 9795 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e de outras providências. Meio Ambiente na Administração Municipal: diretrizes para a gestão ambiental municipal. 2. ed. Porto Alegre. FAMURS, p.279-382, 2001. DIAS, G.F. Educação Ambiental: principais práticas. 7. ed. São Paulo: Gaia, 2001. 551p. GUIMARÃES, M. A formação dos educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004. LOUREIRO, C.F. B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2006. MORIN, E.; CIRUNA, E.R.; MOTA, R. D. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003. 111p.

Bibliografia Complementar:

  • JÚNIOR FERRARO, A. L. (org.). Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: MMA, Departamento de Educação Ambiental, 2005. p.358. JÚNIOR FERRARO, A. L. (org.). Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Vol.2. Brasília: MMA, Departamento de Educação Ambiental, 2007. p.352

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