Nome da Atividade
ESTUDOS DO PRÉ-ESCOLAR
CÓDIGO
17350078
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4

Ementa

A disciplina optativa de Estudos do pré-escolar analisa pressupostos teórico-metodológicos e prática pedagógica que articulem desenvolvimento humano e educação. Trata também da introdução de estudos sobre o planejamento de propostas educativas e da ação didático-pedagógica voltadas para a educação infantil institucional.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
Conhecer diferentes práticas docentes e vivenciar dinâmicas para uma atuação pedagógica em instituições de educação infantil que parta da infância e suas necessidades educativas.

Objetivos específicos:
Refletir sobre as práticas educacionais vivenciadas no cotidiano da educação infantil;
Discutir sobre concepções curriculares que fundamentam as práticas pedagógicas dos centros da educação infantil;
Desenvolver uma postura investigativa em relação a prática pedagógica na educação infantil.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANGOTTI, M. O trabalho docente na pré-escola: revisitando teorias e descortinando práticas. São Paulo: Pioneira Editora, 1995. ARIES, P. A história social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. BARRETO, A. Educação Infantil no Brasil: desafios colocados. Cadernos CEDES nº37. São Paulo: Papirus, 1995. CAMPOS, M. M. . Atendimento à infância na década de 80: as políticas federais de financiamento. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, nº82, pag. 5-20, ago. de 1982. KRAMER, S. e LEITE, M. I.. Infância: Fios e Desafios da Pesquisa. Campinas: Papirus, 1996.
  • _______. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro: Achiamé, 1982. MACHADO, M. L. Pré-escola é não escola: a busca de um caminho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. OLIVEIRA, Z. M. R. (org.) Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 1994. TIRIBA, L. Buscando Caminhos para a Pré-Escola Popular. São Paulo: Ática, 1992

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