Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VII
CÓDIGO
17350085
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Aborda os fundamentos da Educação Especial, analisando sua constituição como campo de saber sobre as alteridade deficientes. Problematiza os significados da normalidade e os discursos que produzem o "outro" e o "mesmo" na Educação. Analisa as recomendações e proposições da Política da Educação Inclusiva e suas implicações nas práticas educacionais nos espaços escolares.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo Geral:Proporcionar a aproximação ao campo da chamada Educação Especial, problematizando os diferentes discursos que permeiam a Educação e as Ciências Humana e Sociais e que fundamentam as atuais diretrizes educacionais na perspectiva da educação inclusiva.
Objetivos específicos:
- Analisar os fundamentos da Educação Especial em suas implicações históricas, sociais, culturais e educacionais;
- Problematiza a constituição da anormalidade no discursos científico e educacional e as formas de nomeação e classificação que inventam a alteridade deficiente;
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BEYER, Hugo Otto. A inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades especiais. Porto Alegre: Mediação, 2005. CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: Com os pingos nos "is". 3 ed. Porto Alegre: Mediação, 2005. RODRIGUES, David (Org.) Inclusão e Educação: doze olhares sobre educaçãoinclusiva. São Paulo: Summus, 2006. LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Habitantes de Babel. Políticas e poéticas a diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Bibliografia Complementar:
- LOPES, Maura Corcini. Inclusão escolar currículo, diferença e identidade. In: LOPES, Maura Corcini. DAL'IGNA, Maria Cláudia (Org.) In/exclusão nas tramas da escola. Canoas/RS: ULBRA, 2007, p. 11-33. SCHMIDT, Sarai; BAPTISTA, Cláudio; SKLIAR, Carlos. Inclusão ou exclusão?(Entrevista). In: SCHMIDT, Sarai (org.) A educação em tempos de globalização. Rio de janeiro: DP&A, 2001. p.31-40 ZUCCHETTI, Dinorá Tereza; KLEIN, Madalena; SABAT, Ruth. Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social. In: Educação e Realidade. V. 32, n. 1(jan./jun., 2007). Porto Alegre: UFRGS, FACED, 2007, p.75/89. CANEN, Ana. Sentidos e dilemas do multicuturalismo: desafios curriculares para o novo milênio. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (orgs.). Cur
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 40 | 25 |
Pedagogia (Licenciatura - Noturno) Horários
|
SIGLIA PIMENTEL HOHER CAMARGO Professor responsável pela turma |